A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE AUTOCUIDADO E BIOÉTICA
INTRODUÇÃO: As práticas de autocuidado são ações dirigidas a si mesmo que regulam os diversos fatores que afetam o desenvolvimento próprio, atividades que beneficiam a saúde, qualidade de vida e bem-estar. A preocupação com doenças crônicas que cada vez mais atinge crianças e adolescentes, vem fazendo aumentar o engajamento em ações que visam educar para o autocuidado já no ambiente escolar. A Educação Física nesse contexto desempenha um papel importante em desenvolver essa cultura do autocuidado, onde, assume um papel de grande importância no que diz respeito à busca de bons hábitos para a qualidade de vida do ser humano. OBJETIVOS: Por meio dessa investigação, espera-se identificar as percepções e práticas dos professores de Educação Física em relação ao autocuidado e à bioética, destacando possíveis desafios e estratégias para a incorporação desses conceitos no contexto da BNCC. MATERIAIS E MÉTODO: Este é um estudo qualitativo e quantitativo de ordem transversal, realizado por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada, presencialmente com os PEF. O público alvo da pesquisa foi composto por Profissionais de Educação Física, atuantes em escolas públicas ou privadas. Para a entrevista foram elaboradas oito questões sobre o tema de pesquisa, respondidas de forma livre pelos entrevistados. Os resultados demonstraram que os profissionais vêm atuando fortemente em desenvolver as práticas de autocuidado com seus estudantes, indo de encontro com os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Igualmente, os professores demonstraram que princípios e valores comuns na Bioética podem balizar essas ações e contribuir para um ambiente adequado para a promoção de saúde. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que os profissionais vêm atuando fortemente em desenvolver as práticas de autocuidado com seus estudantes, indo de encontro com os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Igualmente, os professores demonstraram que princípios e valores comuns na Bioética podem balizar essas ações e contribuir para um ambiente adequado para a promoção de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atuação de profissionais, principalmente lidando com temas de saúde na escola, demandam a apropriação de conceitos éticos e bioéticos que podem ser fundamentais para o desenvolvimento de um profissional crítico, autônomo e responsável, capaz de engajar os estudantes a cuidarem de si mesmos, do próximo e do ambiente à sua volta. Desse modo, concluiu-se que desenvolver e estimular a temática do autocuidado na escola, resulta em ações concretas de promoção de saúde e prevenção de doenças, mas para que isso ocorra na educação física escolar, é de suma importância o engajamento e apropriação de diversos saberes.
PALAVRAS-CHAVE: Autocuidado; Educação Física;Saúde; Bioética