VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR!: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA ENSINO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS PARA LEIGOS
INTRODUÇÃO: A convulsão ocorre quando há uma descarga elétrica desorganizada, que se espalha para todas as regiões do cérebro, provocando movimentos desordenados e contrações musculares, que não devem ser impedidas de nenhuma forma. A escola pode ser entendida como a ferramenta que garante a prática da cidadania, fazendo com que o aluno entenda que está inserido em uma sociedade. A escola é um local favorável para a difusão dos conhecimentos que visam prevenir o agravamento de acidentes e dos conhecimentos sobre os primeiros socorros. OBJETIVOS: O objetivo desse trabalho é construir e validar uma tecnologia para educação em saúde com a temática de convulsão. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico, pois envolve a criação e validação de jogos utilizando cartões de ensino especialmente desenvolvidos para essa finalidade. Foi construído um jogo de cartas com informações dos primeiros socorros em caso de convulsão, auxiliando os jovens a aplicarem os primeiros socorros. O jogo foi divido em dois baralhos, o primeiro destinado aos alunos/jogadores e o segundo destinado ao professor, que contém informações mais detalhadas. RESULTADOS: O jogo passou pela validação de 23 professores e profissionais de saúde com experiência em atendimento de emergência obtendo uma média superior aos 80% de aprovação. Os resultados indicaram uma média do System Usability Score de 84%, indicando uma excelente avaliação de performance e usabilidade pela equipe de validação. Com esta avaliação, os avaliadores consideram o jogo muito fácil de usar, eficiente e satisfatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação do ensino por meio de cards sobre convulsão nas instituições de ensino é necessária e importante para o aprendizado da sociedade como um todo, pois as crianças oportunizadas a ter iniciativa frente a uma situação de emergência, contribuindo com a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Primeiros-socorros; Convulsão; Educação em Saúde; Jogos