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BIOQUÍMICA EM NÚMEROS: AS DIFICULDADES REVELADAS

SILVA, Thais Ferreira Da ¹; CONRADI, Keysi ³; CAMPELO, Patricia Maria Stuelp ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln
Supervisor(a): Dinalva Batistão Cavalheiro
Curso do(a) Orientador(a): Farmácia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os currículos de diversos cursos da área da saúde preveem a oferta da disciplina de Bioquímica, que está inserida na grande área de Ciências Biológicas, na subárea da área do conhecimento em Ciências Biológicas II. Estudos mostram que nos diferentes cursos de graduação, o desempenho dos estudantes na disciplina de bioquímica é heterogêneo, sendo definida pelos estudantes como uma disciplina complexa, com uma grande gama de dados, que necessitam serem assimilados e inter-relacionados. OBJETIVOS: Os objetivos desse projeto foram acompanhar e auxiliar um estudante de graduação no planilhamento e classificação de grau de dificuldade de questões de provas de Bioquímica; verificar dados de literatura sobre as principais dificuldades na disciplina de Bioquímica apresentadas por estudantes de outras universidades; listar estratégias que estão sendo empregadas ou propostas para minimizar essas dificuldades. MATERIAIS E MÉTODO: Inicialmente, foi realizado o auxílio a uma aluna de graduação para listar e organizar os principais temas de estudos (e seus subtemas) abordados na disciplina de Bioquímica, e realizar a verificação das maiores dificuldades encontradas por estudantes de cursos da área biológica que apresentem a disciplina no currículo. Em seguida foi realizado um levantamento de literatura sob as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes de Bioquímica. Estes artigos foram coletados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Pubmed. Esses artigos foram tabelados, com as seguintes informações: nome do artigo, curso abordado, número de estudantes, período do curso, principais queixas, soluções apresentadas, autores, revista do artigo. Então, foram listadas estratégias que estão sendo empregadas ou propostas para minimizar essas dificuldades. RESULTADOS: Várias queixas foram apresentadas, tais como a complexidade dos conteúdos, falta das associações entre eles, excesso de conceitos envolvidos, conceitos abstratos, linguagem complexa com termos desconhecidos. Algumas soluções apresentadas pelo autores dos artigos foi a realização de exercícios em sala de aula, atividade extra-classe, participação em monitoria, utilização de e-book digital contendo experimentos práticos relacionada à disciplina, utilização de metodologias de ensino diversas, como PBL e gamificação, realização de Podcasts e utilização de “Peerwise”, que é uma ferramenta online que permite aos alunos criar, explicar e enviar perguntas de múltipla escolha para um repositório, onde podem ser partilhadas com os colegas de classe. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A organização das informações de literatura são fundamentais para compreender as dificuldades dos estudantes nos temas da disciplina de Bioquímica. Com a compilação desses dados e com as soluções apresentadas espera-se poder ajudar para sugerir novas estratégias de ensino para os professores de Bioquímica.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Bioquímica; 2. Dificuldades de aprendizagem; 4. Estratégias de ensino; 5. Organização das informações.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador