Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DA ESPASTICIDADE DE INDIVÍDUOS PÓS-AVE SUBMETIDOS AO TRATAMENTO DE NEUROMODULAÇÃO RADIO ELECTRIC ASYMMETRIC CONVEYER

GROFF, Giulia Luísa ¹; MACHADO, Vinícius Gomes ³; MANFFRA, Elisangela Ferretti ²
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, afetando indivíduos de todas as idades. Os danos causados pelo AVE variam conforme a gravidade da lesão, a área cerebral afetada e o tipo de AVE, que pode ser isquêmico ou hemorrágico. O AVE representa um risco significativo à saúde, podendo comprometer a função e as habilidades motoras, incluindo o equilíbrio, devido às sequelas no hemisfério cerebral oposto à lesão. Considerando as dificuldades motoras e a realização das atividades de vida diária (AVDs) enfrentadas pelos indivíduos acometidos pelo AVE, torna-se necessária a implementação de métodos inovadores de tratamento. Uma dessas abordagens inovadoras é o Radio Electric Asymmetric Conveyer (REAC), uma tecnologia destinada a estimular o mecanismo de autorregulação do Sistema Nervoso Central através da indução de microcorrentes de radiofrequência. Um dos protocolos do REAC, denominado Otimização Neuropostural (NPO), é projetado para tratar disfunções posturais por meio da neuromodulação. Este protocolo é aplicado de forma única na vida, é indolor e consiste na estimulação de um ponto específico na orelha, com duração de quatro minutos. OBJETIVOS: O principal objetivo do estudo é avaliar o efeito dessa abordagem inovadora no equilíbrio de indivíduos pós-AVE. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um ensaio clínico controlado duplo cego constituído por indivíduos pós-AVE que serão aleatoriamente distribuídos em grupo experimental e controle, ambos os grupos serão avaliados com a EEB, ferramenta mais utilizada na avaliação do equilíbrio, que avalia aspectos estáticos e dinâmicos, em 14 itens relacionados com a funcionalidade e atividades diárias, com escore máximo de 56 pontos. RESULTADOS: Tendo em vista um delineamento experimental controlado e randomizado, não é possível relatar qualquer resultado neste momento, pois a coleta de dados ainda está em andamento e não foi concluída. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não há conclusão do estudo até o presente momento.

PALAVRAS-CHAVE: Acidente Vascular Encefálico; Radio Eletric Asymmetric Conveyer; Escala de Equilíbrio de Berg; Equilíbrio; Otimização Neuropostural.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI (MAI-DAI).
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador