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DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA CONTROLE DE FATIGABILIDADE EM ESPORTES

JORDÃO, Jorge Samuel Teixeira ¹; URBINATI, Keith Mary De Souza Sato ²
Curso do(a) Estudante: Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O controle de cargas no desempenho esportivo é variável fundamental para o sucesso do atleta. Determinar cargas externas (velocidade, número de movimentos, peso etc) é dependente das respostas de carga interna (variáveis fisiológicas e psicológicas do atleta). Logo, faz-se necessário monitorar de forma precisa e rápida, possíveis alterações. Assim, questionários, percepção subjetiva de esforço (PSE) e relação PSE com volume de treinamento (TRIMP) em formato de aplicativo pode ser importante instrumento. OBJETIVOS: Desenvolver um aplicativo que possui como alvo principal a medição da carga interna de atletas de esportes anaeróbios por testes psicométricos, e variáveis relacionadas, visando acompanhá-los em tempo real. MATERIAIS E MÉTODO: Foram analisados e selecionados testes psicométricos e parâmetros analíticos que mensuram carga interna em um período específico. Foi construído um protótipo da aplicação final utilizando o Marvel App, visando a experiência do usuário. Foram elencados os questionários DALDA (fadigabilidade), POMS (estresse) e TQR (recuperação) para a psicometria, bem como PSE e volume de treino para determinar o TRIMP. Foram associadas páginas de identificação de usuários e diagrama de relacionamentos de banco de dados não-relacional. Foi realizada a implementação do aplicativo pelo Android Studio, utilizando linguagem Kotlin. Utilizou-se o Cloud Firestore para armazenar os dados no formato de documentos. Determinou-se as camadas de dados, domínio e apresentação pela arquitetura Model-View-View-Controller. RESULTADOS: foi construído um aplicativo com telas de login e home para os usuários, atletas e treinadores. Com coleta de PSE, volume de treino por tempo, e cálculo de TRIMP. O usuário pode selecionar o questionário conforme a necessidade avaliativa de fadigabilidade, estresse ou recuperação. A futura fase será de avaliação pelos usuários nos seguintes critérios: facilidade de uso, tempo de carregamento, adequação a resolução da tela, frequência de uso e relevância dos dados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que esse trabalho contribua para o desenvolvimento de sistemas informatizados móveis relacionado ao esporte.

PALAVRAS-CHAVE: Android; Aplicativo; Carga de treinamento; Questionários, PSE

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador