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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE APOIO AO ENSINO DE ARTE E SOM PARA JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DE ARTE 2D

BRUCKHEIMER, Nathalia De Fatima ¹; MORO, Glaucio Henrique Matsushita ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Jogos Digitais – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento de jogos digitais, é uma área multidisciplinar que exige um conjunto complexo de habilidades além da programação e da arte. A criação depende de uma experiência, como game developer, design e áudio. Para facilitar o aprendizado dessas áreas, desenvolvemos o SonicSketch: Learning Lab, que funciona como um protótipo de jogo, oferecendo uma base para a criação de projetos personalizados. Este artigo explora em detalhes o processo de criação artística no SonicSketch, desde a fase inicial, até a fase final de em que os assets são integrados aos cenários e personagens. OBJETIVOS: O objetivo geral do projeto é desenvolver um software para auxiliar no ensino de áudio e arte no contexto das disciplinas do primeiro ano do curso de jogos digitais. O objetivo específico deste plano de trabalho é desenvolver artefatos de Arte 2D para o software sendo desenvolvido. MATERIAIS E MÉTODO: Na primeira etapa do projeto, foram realizadas reuniões com a participação de todos os estudantes envolvidos. O objetivo era o desenvolvimento de ideias para o “jogo-ferramenta”, seguindo a proposta do PUCPR Sound Game (PSG) como ferramenta educacional para auxiliar os alunos. Durante a segunda etapa, aprofundamos nossa pesquisa em artigos e trabalhos sobre jogos que auxiliam no ensino. Já na terceira etapa do projeto, foi desenvolvida a identidade visual dos dois mini games presentes na ferramenta. Através de estudos de cores e estilos de arte, foram criados os moodboards de cada personagem, cenário e definido os sentimentos que cada um deveriam transmitir. Na quarta etapa foi implementado todos os assets que estavam previstos para os dois mini games e para mesa de mixagem, assim o programador conseguiria realizar a implementação dessas artes na ferramenta Unity2, na qual o software foi desenvolvido. Dentro da quinta etapa foi validada a lista dos assets sonoros e artísticos que o aluno poderia substituir dentro do software. Também focamos em realizar melhorias que ajudassem no aprendizado do aluno e correção de bugs que pudessem atrapalhar o desenvolvimento acadêmico. RESULTADOS: Nesse artigo tive como principal objetivo trazer o processo de criação artística dentro da ferramenta SonicSketch, a qual tem como foco ser um apoio educacional para os professores de Jogos Digitais. Onde toda a equipe que estava envolvida em sua criação teve uma análise criteriosa em pontuar todas as dificuldades que passamos no início do curso, para que novos aluno não tivessem essa mesma experiencia. Conseguimos entregar em software sofisticado e de fácil entendimento, trazendo diversão sem perder o foco principal que é o aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quando integramos os cenários tecnológicos e educacionais, de certa forma moldamos a infraestrutura educacional de acordo com a necessidade. Mas também criamos outros cenários que irão demandar de outras ferramentas capazes de suprir essa demanda, ou seja, educação precisa estar alinhada a evolução tecnologia. Com este trabalho, acreditamos que contribuímos significativamente para o aprendizado de novos alunos no curso de Jogos Digitais, servindo como inspiração para futuros projetos que utilizem jogos como ferramenta pedagógica em universidades e escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Educacional; 2. Game Áudio; 3. Game Art; 4. Implementação; 5. Desenvolvimento de jogos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador