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VALIDAÇÃO DE MODELO EXPERIMENTAL DE CIRUGIA ENDOVASCULAR PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

SILVA, João Pedro Fabrini Da ¹; SILVA, Ricardo Bernardo Da ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A técnica de cirurgia Endovascular vem transformando o tratamento de patologias vasculares, exigindo, ao mesmo tempo, alta proficiência dos profissionais. Simuladores financeiramente acessíveis, combinados com impressão 3D e exames de imagem, são essenciais para treinamento, proporcionando uma medicina personalizada. A simulação médica é de caráter crucial na formação acadêmica, a garantir aprendizado e segurança na realização de procedimentos. OBJETIVOS: Validar o treinamento de cirurgia endovascular em acadêmicos de medicina, tendo um entendimento melheor e mais aprofundado dos procedimentos de cirurgia Endovascular. Desse modo, suprindo as deficiências de livros teóricos e aulas expositivas em profundidade sobre o tema, o entendimento de como se faz uma punção, navegação com cateter e como se realiza o implante do Stent com seus limites. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal com 52 participantes, estudantes de medicina do 4º semestre da PUCPR – Câmpus Londrina, aprovado pelo Comitê de Ética (CAAE: 68528523.9.0000.0020). Os alunos participaram de uma aula teórico-prática utilizando um modelo de cirurgia Endovascular construído com materiais doados e custeados pelo professor orientador. Inicialmente, os participantes responderam um questionário sobre técnicas endovaculares, seguido de um teste prática de arteriografia. Após uma aula ministrada pelo Cirurgião Vascular Dr. Ricardo Bernardo da Silva, os alunos refizeram o questionário e avaliaram a importância de simulações como a proposta. RESULTADOS: A média dos resultados do presente estudo mostrou uma melhora de 10,89% no desempenho dos participantes após a realização da aula expositiva ministrada pelo professor orientador. Assim, obteve uma média de 43,35% no pré-teste e 54,24% no pós-teste. Um teste prático, anterior à aula expositiva, sobre a técnica de arteriografia, revelou que apenas 16 participantes reconheceram os materiais corretamente e apenas 1 soube realizar a técnica corretamente. O valor p para ambos os testes foram de p<0,05 (p=0,0033). Após os testes, um questionário avaliativo destacou a importância de atividades práticas para a educação médica e a necessidade de treinamento frequente em modelos que simulem a realidade para estudantes de medicina. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O modelo experimental proposto mostrou-se satisfatório e realista, embora necessite de adaptações e refinamentos. Foi valioso no aprendizado dos alunos de medicina da PUCPR-Londrina, integrando teoria e prática, resultando em uma aprendizagem mais proveitosa e eficaz.

PALAVRAS-CHAVE: Cirurgia Endovascular; Modelo Experimental; Arteriografia; Educação; Simulador

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador