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BIOQUÍMICA EM QUADRINHOS: VAMOS LER UM HQ?

CONRADI, Keysi ¹; KAGUE, Filipe Kenzo Marubayashi ³; RENDAKI, Maria Eduarda ³; SILVA, Thais Ferreira Da ³; CAMPELO, Patricia Maria Stuelp ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Farmácia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os currículos de diversos cursos da área da saúde, preveem a oferta da disciplina de Bioquímica, sendo definida pelos estudantes como uma disciplina complexa, apresentando uma grande gama de dados, que necessitam serem assimilados e inter-relacionados. Ela é tradicionalmente ensinada em aulas expositivas, um método passivo que pouco contribui para a superação dos desafios da compreensão da disciplina. Assim, várias metodologias ativas vêm sendo aplicadas, havendo a necessidade de preparar materiais pedagógicos com uma nova perspectiva, que possa contribuir tanto com o aprendizado em sala de aula quanto fora dela. Logo, a combinação de imagens e textos no processo de ensino-aprendizagem, como é feita pelos quadrinhos pode auxiliar os estudantes a verem a aquisição do conhecimento de forma mais lúdica e atraente, bem como auxiliar na memorização dos conceitos. OBJETIVOS: Desenvolver histórias em quadrinhos sobre temas de estudos abordados na disciplina de Bioquímica, selecionados a partir de dificuldades observadas em análises de provas anteriores, para ser utilizado como material de apoio para estudo. MATERIAIS E MÉTODO: Foram analisadas questões de provas de Bioquímica 1 e 2 de anos anteriores (2015-2023), de diferentes cursos da área de saúde, para se determinar quais os temas de estudo apresentaram maiores dificuldades por parte dos estudantes. É válido ressaltar que devido a pandemia de COVID-19, não há registros das avaliações de 2020 e 2021, uma vez que estas foram realizadas de modo remoto e o sistema da universidade foi trocado. As questões das provas avaliadas foram categorizadas de acordo com o nível de dificuldade avaliadas por quantidade de acertos e erros e o principal tema que abordavam. Na sequência, esses temas foram revisados e foram criados roteiros para desenvolver os quadrinhos. As histórias em quadrinhos foram realizadas utilizando dois aplicativos: Sketchbook, para desenvolver as personagens e ilustrações, e Canva, para reunir e organizar os “layouts” e adicionar os textos. RESULTADOS: Foram analisadas 1.036 avaliações: 438 provas de Bioquímica 1 e 598 provas de Bioquímica 2. Os temas de maior dificuldade dos estudantes foram: enzimas e cinética enzimática; estrutura e função de aminoácidos e proteínas; estrutura e função de carboidratos; degradação de ácidos graxos e cetogênese, e degradação de proteínas e aminoácidos (ciclo da ureia, da alanina e da glutamina). Os principais problemas apresentados provavelmente se devem principalmente ao fato desta disciplina utilizar muita abstração para descrever os fenômenos que acontecem em nível molecular, além de exigir conhecimentos básicos de química. Foram criados 5 HQs, subdivididos em diferentes subtemas dos temas principais, com 3 a 8 quadrinhos em cada. A elaboração dos quadrinhos foi realizada utilizando um elemento central que foi nomeado “Dr. Cellus”. Essa personagem é ao mesmo tempo narrador e participante dos quadrinhos. Os temas foram trabalhados ludicamente, utilizando muitas imagens e cores, buscando atrair a atenção dos estudantes. os quadrinhos foram elaborados procurando integrar conceitos-chaves em narrativas que envolvessem personagens e situações cotidianas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os objetivos propostos para o projeto foram cumpridos. Como próxima etapa, há a necessidade da apresentação e utilização dos quadrinhos pelos estudantes, para verificar o engajamento, facilitação de aprendizagem e sugestões de melhorias.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Bioquímica; 2. Ensino-aprendizagem; 3. Metodologias ativas; 4. Aprendizes visuais; 5 Tirinhas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador