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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS SOBRE PROCESSAMENTO DE INSTRUMENTAIS DE VÍDEOCIRURGIA

CONTADOR, Victória Novak ¹; MODESTO, Ana Paula ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A proposta desse PIBITI foi a construção e validação de tecnologia educacional para instruir equipe de enfermagem que trabalha em Central de Materiais Esterilizados (CME) sobre instrumentais de videocirurgia. Para isso, utilizou-se o aplicativo Kahoot ®, diante dos benefícios de seu uso como ferramenta tecnológica destacados, sobretudo em educação continuada em saúde. Esse Projeto se justificou, além da relevância da ferramenta tecnológica utilizada, pela importância da equipe de enfermagem na atuação em CME e na segurança dos pacientes, e pela a necessidade de constante atualização de informação científica sobre materiais de videocirurgia, por serem delicados e de custo elevado. OBJETIVOS: Construção e validação de tecnologia dura, construída através de processo educativo no aplicativo Kahoot ®, relacionada aos processos de trabalho na CME, sobre materiais de videocirurgia. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo metodológico, que envolve a criação e validação de jogos no aplicativo Kahoot ® desenvolvidos para a Educação em Serviço da Equipe de Enfermagem de CME e alunos da área. A validação de usabilidade foi avaliada de acordo com o SUS, uma escala likert simples. RESULTADOS: A tecnologia desenvolvida em questão contribuiu positivamente para melhoria no conhecimento dos participantes, tal como proposto nos objetivos. Antes da aplicação do Kahoot ® 42,9% dos participantes avaliaram seus conhecimentos em 75% sobre o assunto de limpeza e esterilização dos materiais de videocirurgia em CME, após o uso do aplicativo esse número aumentou para 71,4%, comprovando esse aspecto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse Projeto contribuiu para promoção da educação continuada à equipe de enfermagem e estudantes da área de forma lúdica e descontraída. Trazendo conteúdo prático de forma acessível, interativa e divertida, e utilizando bem a tecnologia a favor da educação, sem perder embasamento científico. Assim, com base nos resultados, nota-se o cumprimento dos objetivos do trabalho e se comprova, pelo aumento percentual de autoavaliação dos participantes, que a tecnologia desenvolvida foi eficaz.

PALAVRAS-CHAVE: Esterilização; Jogo; Educação em Saúde; Educação Médica

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador