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ESTERILIZAÇÃO POR PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA DE ENSINO EM PLATAFORMA DE VÍDEOS

ALCANTARA, Joao Pedro Toledo Lima De ¹; MODESTO, Ana Paula ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A esterilização é crucial para eliminar micro-organismos em ambientes médicos, com métodos como calor úmido, seco, radiação, óxido de etileno e peróxido de hidrogênio. O peróxido de hidrogênio é especialmente eficaz para dispositivos sensíveis ao calor, mostrando-se vital durante a pandemia para descontaminar EPIs. Apesar dos avanços, CMEs enfrentam desafios na implementação de novos métodos, destacando a necessidade de educação continuada. Quizzes interativos e vídeos educacionais podem revolucionar o ensino, tornando o conhecimento acessível e melhorando a compreensão e a execução correta dos procedimentos. OBJETIVOS: O estudo visa criar e validar tecnologias educativas no Kahoot® sobre esterilização por peróxido de hidrogênio, promovendo educação continuada de qualidade para equipes de CME, aprimorando o preparo e manuseio de produtos cirúrgicos termosensíveis. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo metodológico, que envolve a criação e validação de jogos no aplicativo Kahoot ® desenvolvidos para a Educação em Serviço da Equipe de Enfermagem de CME e alunos da área. A validação de usabilidade foi avaliada de acordo com o SUS, uma escala likert simples. RESULTADOS: A tecnologia desenvolvida em questão contribuiu positivamente para melhoria no conhecimento dos participantes, tal como proposto nos objetivos. O jogo Kahoot foi aplicado em 26 profissionais de CME com 92% de aprovação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse Projeto contribuiu para promoção da educação continuada à equipe de enfermagem e estudantes da área de forma lúdica e descontraída. Trazendo conteúdo prático de forma acessível, interativa e divertida, e utilizando bem a tecnologia a favor da educação, sem perder embasamento científico. Assim, com base nos resultados, nota-se o cumprimento dos objetivos do trabalho e se comprova, pelo aumento percentual de autoavaliação dos participantes, que a tecnologia desenvolvida foi eficaz.

PALAVRAS-CHAVE: Esterilização; Jogos; Educação em Saúde; Educação Médica

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador