AVALIAÇÃO DO USO DE RAÇÃO “LOW CARB” ASSOCIADO AO FIROCOXIB COMO TRATAMENTO NEOADJUVANTE DE NEOPLASIAS MAMÁRIAS

NORTH, Hannah Elizabeth ¹; FILHO, Jair Rodini Engracia ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os tumores da glândula mamária são os tumores mais comuns e rotineiramente diagnosticados em cadelas não castradas, representando cerca de 50 a 70% de todas as neoplasias diagnosticadas nesta espécie. Dada a importância das neoplasias mamárias na Medicina Veterinária, muitos estudos têm sido desenvolvidos na busca por tratamentos e procedimentos que auxiliem na cura e/ou melhor qualidade de vida para os animais acometidos. As células neoplásicas têm uma produção de energia facilitada, utilizando a quebra da glicose pela via glicolítica e, a restrição deste substrato pode interferir no crescimento e na manutenção do tecido tumoral. OBJETIVOS: 1. Avaliar a resposta terapêutica do fornecimento de ração “low carb” associado ao firocoxib como tratamento adjuvante de tumores mamários malignos diagnosticados em cães; 2. Testar a segurança da administração de ração “low carb” em cães com neoplasias mamárias MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado estudo longitudinal, controlado, não aleatorizado e não randomizado com 18 cadelas diagnosticadas com neoplasia mamária maligna, atendidas na CVE-PUCPR e que seguiram o protocolo terapêutico e cirúrgico já estabelecido na unidade hospitalar. Os animais foram separados em 3 grupos experimentais de seis cães cada. O Grupo 01 recebeu alimentação diária com ração experimental low carb fornecida pela equipe. O Grupo 02 recebeu ração comercial padronizada e indicada pela equipe de pesquisa e o Grupo 03 recebeu ração experimental e tratamento adjuvante com firocoxib. RESULTADOS: Todos os animais tratados apresentaram boa tolerância à ração low carb e nenhum efeito adverso foi observado. A citorredução foi maior nos dois grupos tratados com a ração low carb mais intensa naqueles que receberam a ração experimental e não houve diferença estatística entre estes dois grupos CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados demonstrados neste trabalho sugerem que a nutrição com restrição de carboidratos como terapia adjuvante no tratamento de neoplasias mamárias é benéfica aos animais acometidos.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Neoplasia mamária; 2. Efeito Warburg; 3. firocoxib; 4. dieta low carb; 5. Cães

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.