DESENVOLVIMENTO DE UM RECIPIENTE DE ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICO COM SOLUÇÃO TÓPICA DE CITRONELA DE UM ESCOVÃO PARA VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE ORDENHA ROBOTIZADA

FERNANDES, Louise Patricio ¹; SAVITZKI, Jaíny ³; OLLHOFF, Rudiger Daniel ²
Colégio do(a) estudante: Centro Estadual de Educação Profissional – Erotides Angelo Nichele
Supervisor(a): Josinei Oliveira
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans) e a mosca do chifre (Haematobia irritans) são dípteros hematófagos cujas picadas causam nos animais parasitados impactos em sua saúde como: aborto, mortalidade, ausência de cio além da queda de vários índices zootécnicos. Transmitem doenças para seres humanos e animais. O objetivo desse projeto, foi o desenvolvimento de um recipiente de alimentação automático contendo uma solução de óleo essencial de citronela (Cymbopogon nardus) para uso tópico através de escovão para vacas leiteiras em um sistema de ordenha robotizada. OBJETIVOS: Os objetivos específicos incluíram a necessidade do recipiente molhar o dorso todo da vaca e verificar se as vacas iriam usar o escovão, mesmo contendo uma solução de citronela com cheiro acentuado. Visa-se a mitigação desses insetos principalmente nas calor época quentes do ano, onde aparecem em maior número. O parasitismo e o ciclo reprodutivo acelerado nestas épocas causam prejuízo ao bem-estar animal das vacas. MATERIAIS E MÉTODO: Após diferentes reuniões, discutindo-se as possibilidades de materiais, tanto para o recipiente, quanto para os mecanismos de escoamento da solução, conseguiu-se montar um equipamento localizado acima do escovão e acionado eletricamente. Com uma solução de água com tinta pode ser observado que o dorso foi todo pintado quando do uso do escovão. RESULTADOS: Um teste piloto com o óleo de citronela diluído a 10 % impediu o uso pelas vacas. No entanto, quando diluído a 5 % as vacas inciaram seu uso sem alteração. O óleo nesta concentração e no volume de 50 ml/ minuto é capaz de molhar todas as regiões coçadas pela vaca. Foi possível observar que os pontos mais atingidos foram as regiões superiores da vaca, cabeça, dorso e região sacro-lombar, que são as regiões de alcance do escovão. Entretanto a plena automação do mecanismo de funcionamento do escoamento da solução para o escovão não foi obtida, ligando-se a bomba de forma manual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desde as etapas do planejamento até o momento da criação, foi necessário fazer ajustes de acordo com aquilo que estaria no alcance a ser realizado e o que seria apto para ser colocado no cotidiano das vacas de leite, pois o equipamento tem que estar adaptado ao escovão mas também deve estar fora do alcance das vacas para não ser danificado. Aperfeiçoamentos principalmente visando a integração do mecanismo de acionamento automático do escovão com a liberação da solução são almejados em estudos futuros.

PALAVRAS-CHAVE: Cymbopogon nardus; Haematobia irritans; Stomoxys calcitrans; Vacas de leite; Escovão Automatizado

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.