O PAPEL DAS TECNOLOGIAS 4.0 PARA A SOCIEDADE

DUTRA, João Henrique Tomaz ¹; MENDONÇA, Jéssica Alessandra ³; SEELENT, João Felipe Capioto ³; BENITEZ, Guilherme Brittes ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Indústria 4.0 está presente no atual modelo de produção das maiores corporações, onde a proposta dessa revolução industrial traz novos ares de realização e efetividade através da transformação digital para o ambiente industrial. No entanto, é crucial analisar o impacto dessas tecnologias na sociedade e nas pessoas, já que a automatização crescente tende a deixar de lado o fator humano nas organizações. Seguindo essa lógica é necessária a análise a fundo das entrelinhas do propósito da implementação das tecnologias digitais da Indústria 4.0 e dos avanços e seus reais impactos na sociedade. OBJETIVOS: Assim, esse projeto busca investigar a influência das tecnologias digitais da Indústria 4.0 em aspectos relacionados aos clientes, fornecedores, trabalhadores, práticas operacionais e sociedade para entender como as tecnologias vêm impactando nessas dimensões frequentemente negligenciadas. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foi realizada uma pesquisa survey onde se obteve 402 respostas de organizações que trabalham com tecnologias digitais e desenvolvem práticas sociais. Através de análise multivariada de dados, utilizando análise fatorial confirmatória e análise de regressão linear múltipla, construiu-se um framework teórico para explicar a relação das tecnologias da Indústria 4.0 com ações e indicadores relacionados a parte social. RESULTADOS: Os resultados da regressão mostram que automação é o principal driver para práticas sociais, tendo relação direta significativa e positiva com a melhoria de assuntos trabalhistas, assuntos com clientes, performance dos trabalhadores e equidade dentro das organizações. Além disso, verificou-se que tecnologias como cloud computing e simulação são alavancadoras de algumas dessas práticas sociais, sendo também consideradas drivers para melhoria de aspectos sociais. Por fim, encontrou-se que big data e Internet das Coisas servem como suporte apenas para ações idôneas com fornecedores na cadeia de suprimentos e performance dos trabalhadores, respectivamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: framework conceitual desenvolvido serve como guia para as organizações de quais tecnologias elas podem adotar para melhorar suas práticas sociais e se aproximar mais de sistemas centrados em pessoas, como a próxima Revolução Industrial, conhecida como Indústria 5.0 indica.

PALAVRAS-CHAVE: Industria 4.0; Sociedade; Fator Humano; Tecnologias Digitais; Transformação Digital.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.