DESENVOLVIMENTO DE UM VERMÍFUGO FITOTERÁPICO PARA BEZERROS BUBALINOS

OLIVEIRA, Leeandra De ¹; PINHO, Enrico Galli ³; PANKRATZ, Juliana Melo ³; OLLHOFF, Rudiger Daniel ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A otimização do tempo e o controle de parasitas gastrointestinais são grandes desafios para pecuaristas. Endoparasitas, principalmente os nematoides, quando em alta população em ruminantes, causam sinais clínicos como: anorexia, diarreia, perda de peso, levando a redução da produtividade e prejuízo na produção, podendo prejudicar um ruminante imunossuprimido ou até todo o rebanho. O desenvolvimento de resistência a antihelmínticos comerciais e especificamente em produções orgânicas com limitação do uso de alguns tipos de medicamentos, dificulta o controle de endoparasitas. Na especie bubalina os bezerros são especialmente sucetiveis ao nematoide gastrointestinal Toxocara vitulorum. Uma alternativa de controle parasitário é o uso de fitoterápicos, como a torta de Neem, que tem como característica o sabor amargo e odor desagradável, o que dificulta uma administração oral, salientando a importância do desenvolvimento de novas estratégias para administração via oral. OBJETIVOS: Buscou-se desenvolver um vermífugo fitoterápico à base de torta de Neem para administração oral em bezerros bubalinos. O objetivo foi: manufaturar a torta de Neem e outros ingredientes para a ingestão voluntária de bezerros bubalinos; desenvolver um biscoito fitoterápico que diminua o trabalho relacionado à administração oral da torta de Neem; verificar e quantificar a ingestão da torta de Neem através de um biscoito em bezerros bubalinos e quantificar através do exame coproparasitológico a eficiência do biscoito da torta de Neem na redução do parasitismo. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi realizado em duas etapas, com a manufatura dos biscoitos no laboratório de engenharia mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a oferta dos biscoitos a bezerros bubalinos na fazenda experimental do IDR na Lapa. Para palatabilizar o Neem, foram utilizados diferentes ingredientes, que comprimidos em formato circular tomaram a forma de biscoitos, formato este encontrado para facilitar a administração e possibilitar o controle da ingestão através da observação. Foram colhidas amostras de fezes das ampolas retais dos bezerros nos dias 0 (início do experimento, primeiro exame), 0 (D0), 7 (D7), 14 (D14), 21 (D21), 28 (D28) e realizado a contagem de OPG (ovos por grama de fezes). RESULTADOS: Foram ofertados biscoitos à mão para os bezerros, e posteriormente no cocho. Foram testados 3 formatos de biscoitos variando entre 4 e 8 cm de diâmetro e 16 receitas diferentes. Os biscoitos definitivos foram padronizados com 6cm de diâmetro formados através de 4 toneladas de pressão. Os aromas de bambu e pinho não suscitaram interesse ao contrário do aroma de baunilha. Não foi possível avaliar a eficiência da torta de Neem nos bezerros, pois eles não ingeriram o biscoito de maneira voluntária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível manufaturar um biscoito com tamanho e consistência adequados, contendo torta de Neem, para a ingestão de bezerros. No entanto, a palatabilidade obtida foi insuficiente para a ingestão voluntária por parte dos bezerros bubalinos. Os bubalinos possuem interesse pelo aroma de baunilha. Não foi possível verificar e quantificar a ingestão da torta de Neem através do biscoito em bezerros bubalinos, pois estes não ingeriram de maneira voluntária o biscoito.

PALAVRAS-CHAVE: Controle parasitário; Torta de Neem; Palatabilidade; Bubalinos; Formas de administração

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI (MAI-DAI).