TREINAMENTO EM INOVAÇÃO – VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO PÓ DE BASALTO ASSOCIADO AO PLANTIO DE LINHAÇA E GIRASSOL PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

SANTOS, Nátaly Avelino Dos ¹; PIERRI, Leticia De ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Dr. Décio Dossi
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo investiga a viabilidade técnica e econômica do uso de pó de basalto em conjunto com a rotação de culturas de linhaça e girassol para pequenos produtores rurais na região metropolitana de Curitiba. A introdução destaca a importância de alternativas sustentáveis para fertilização e a necessidade de técnicas que promovam a eficiência agrícola e ambiental. A crescente dependência de fertilizantes convencionais e o potencial do pó de rocha como uma solução econômica e ecológica são abordados. OBJETIVOS: O objetivo geral do estudo foi avaliar a eficácia do pó de basalto associado ao plantio de linhaça e girassol para melhorar a qualidade do solo e a lucratividade das pequenas propriedades rurais. MATERIAIS E MÉTODO: O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Gralha Azul da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, utilizando o pó de basalto nas culturas de linhaça e girassol. A metodologia envolveu o monitoramento do crescimento das plantas e a análise dos atributos físicos do solo ao longo do tempo. RESULTADOS: Os resultados indicaram que o girassol cresceu de forma adequada, mas não apresentou melhorias estatísticas significativas com o uso do pó de rocha. A linhaça enfrentou dificuldades devido à competição com o girassol e condições climáticas adversas, resultando em baixa produtividade e problemas de desenvolvimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aplicação de pó de basalto associada à rotação de culturas de linhaça e girassol não se mostrou viável nas condições estudadas, devido a problemas na remoção de ervas daninhas e desafios climáticos. Os resultados sugerem a necessidade de ajustes na técnica ou de considerar alternativas para alcançar os objetivos de melhoria do solo e aumento da lucratividade para pequenos produtores.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Rochagem; 2. Pó de rocha; 3. Girassol; 4. Linhaça; 5 Rotação de culturas

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.