BASES TEÓRICAS PARA O MAPEAMENTO E FRAMEWORK DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA ESTUDANTES

SUBERO, Claudia Virginia Tineo ¹; SILVA, Otto Henrique Martins Da ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Protásio de Carvalho
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) propôs investigar as competências digitais e as bases teóricas que fundamentam seu mapeamento no contexto educacional. Focalizou-se nas tecnologias digitais utilizadas por professores e estudantes, destacando os desafios enfrentados pela formação discente no uso pedagógico de dispositivos móveis. A pandemia de 2020 impulsionou a adoção de tecnologias digitais no ensino, mas evidenciou a necessidade de um planejamento pedagógico detalhado para evitar um ensino monótono e promover uma aprendizagem significativa. OBJETIVOS: O objetivo geral do trabalho é verificar e analisar a base teórica que mapeia as competências digitais nos processos educativos, principalmente aquelas relacionadas à formação discente. Os objetivos específicos são: (a) identificar e descrever as principais competências digitais necessárias para a formação discente; (b) analisar criticamente a literatura existente sobre a integração dessas competências nos processos educativos; e (c) desenvolver e propor frameworks que orientem a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e nos currículos educacionais. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adotou o estudo de caso como metodologia, apropriado para investigar a complexidade de um fenômeno educacional. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica, levantamento de recursos tecnológicos, leitura e síntese de artigos sobre competências digitais, e discussão aprofundada sobre o mapeamento dessas competências. O mapeamento das competências digitais foi realizado em três etapas: levantamento bibliográfico, levantamento documental nacional e internacional, e organização do mapeamento para alunos dos anos iniciais. RESULTADOS: A análise dos dados revelou a complexidade e diversidade dos estudos sobre competências digitais na educação básica. Artigos analisados ofereceram uma visão metodológica abrangente para avaliar e desenvolver essas competências. O Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância (MCompDigEAD), desenvolvido pela UFRGS, destacou-se como um framework essencial para orientar a aprendizagem online, promovendo autonomia e flexibilidade dos alunos. A pesquisa enfatizou a importância da integração crítica e significativa das tecnologias digitais no processo educativo, evitando um ensino monótono e promovendo uma aprendizagem ativa e envolvente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa destacou a necessidade de uma formação discente robusta em tecnologias digitais para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos. O uso planejado de dispositivos móveis e ferramentas digitais é crucial para evitar um ensino monótono e promover uma aprendizagem significativa. O MCompDigEAD e as propostas metodológicas discutidas forneceram um quadro teórico e prático robusto, essencial para preparar alunos e professores para os desafios educacionais do século XXI. A colaboração entre pesquisadores, educadores e formuladores de políticas é fundamental para adaptar e implementar metodologias de ensino que promovam a alfabetização, letramento e fluência digital dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias; Aprendizado; Ferramentas tecnológicas; Desenvolvimento; Metodologias.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.