COLABORAÇÃO NO APRIMORAMENTO E DISSEMINAÇÃO DO SOFTWARE DOMUS DE SIMULAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES

LIMA, Arthur Erzinger De ¹; PASTI, Rodrigo ³; ROCHA, Ana Paula ³; MENDES, Nathan ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O projeto foi elaborado tendo como foco principal o desenvolvimento de um novo site para o software Domus de simulação higrotérmica e energética de edificações. Houve a necessidade de aplicação web moderna, seguindo boas práticas de programação e de segurança, visando obter um layout mais atrativo e informativo. OBJETIVOS: O objetivo geral é disseminar o software Domus nacional e internacionalmente. Os objetivos específicos incluem o estudo de servidores, o aperfeiçoamento de co-simulação com CFD (Computational Fluid Dynamics), o refino do ambiente de desenvolvimento, a atualização do servidor Domus com segurança. MATERIAIS E MÉTODO: O website foi desenvolvido com o aplicativo Local by Flywheel, facilitando a criação de um servidor local com as configurações necessárias para o WordPress. O Google Chrome foi usado para edição de código e testes. Para formulários, foram utilizados os plugins WPForms e Ninja Forms. Protótipos de design foram criados no Figma e conteúdos definidos em reunião. Na co-simulação, foram usados o OpenFOAM, CFX, Python e bibliotecas. Um script de extração de dados de simulação foi desenvolvido em Python. RESULTADOS: O website desenvolvido para o software Domus é dividido em seis categorias principais, cada uma com funcionalidades específicas. A Homepage serve como ponto de entrada, destacando informações essenciais e funcionalidades do software. Aplicações oferecem exemplos práticos do uso do software através de estudos de caso e co-simulação. No aspecto de co-simulação, o OpenFOAM é destacado por sua complexidade e necessidade de conhecimento técnico, com Paraview utilizado para visualizar os resultados. Um script em Python organiza e analisa os dados da co-simulação, facilitando a detecção de erros e melhorando a precisão dos resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O site foi desenvolvido com o tema Neve e o page builder Elementor, seguindo boas práticas de design, resultando em uma página bem informativa e mais atrativa, incluindo informação de co-simulação com outros softwares. Atualmente, está apenas aguardando aprovação da equipe de TI para colocação.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Desenvolvimento web; 2. Software Domus; 3. Co-simulação; 4. Eficiência energética.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.