MICROENCAPSULAÇÃO DE EXTRATOS DE ORA-PRO-NOBIS (PERESKIA ACULEATA MILLER) PELA TÉCNICA DE SPRAY DRYING

MOREIRA, Camilla Deschamps ¹; GIOVANNA, ³; WOLUPECK, Hanna Lethycia ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Saúde, Tecnologia E Produção Animal Integrada – Doutorado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa sobre a utilização de antioxidantes naturais provenientes de extratos vegetais encapsulados em produtos cárneos, visando minimizar os processos de oxidação, tem ganhado maior relevância. A Pereskia aculeata Miller, popularmente conhecida como ora-pro-nobis (OPN), destaca-se como potencial fonte de antioxidantes naturais devido aos compostos bioativos presentes em suas folhas sendo uma promissora alternativa para substituição dos conservantes sintéticos utilizados na indústria de alimentos. OBJETIVOS: encapsular extratos de ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Miller), utilizando alginato de sódio e mucilagem, pelo processo de spray drying, testando a capacidade antioxidante das microesferas e visando sua aplicação em produtos cárneos. MATERIAIS E MÉTODO: Extrato etanólico das folhas de OPN e mucilagem da planta, encapsulação pelo método de Spray dryer e avaliação da capacidade antioxidante pelos métodos de DPPH e FRAP. Bem como mensuração do teor de compostos fenólicos pelo método de Folin – Ciocalteau. Análise estatística por ANOVA e as médias comparadas pelo teste de Tukey, com nível de significância de 95%. RESULTADOS: Foi possível definir os materiais encapsulantes, bem como a concentração adequada destes para o posterior processo de encapsulação pelo método de spray drying. Quanto a capacidade antioxidante, a do extrato livre foi superior a do extrato encapsulado e esta redução pode ser explicada por diversos fatores, como por exemplo a interação dos materiais encapsulantes com o material encapsulado e o emprego de uma alta temperatura do método escolhido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se importante a realização de mais pesquisas que avaliem o comportamento antioxidante do extrato de Pereskia aculeata Miller encapsulado, através de diferentes métodos, e sua possível utilização nos produtos cárneos visando retardo da oxidação lipídica e proteica. Uma vez que a realização de pesquisa sobre a encapsulação de extratos de OPN ainda são recentes e não há publicações acerca do tema com a referida planta.

PALAVRAS-CHAVE: Pereskia aculeata Miller; atividade antioxidante; microencapsulação.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.