PRODUÇÃO INDOOR DE FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO

CARDOSO, Vinícius ¹; OLIVEIRA, Gisiele Aparecida Silva ³; CARVALHO, Ruy Inacio Neiva De ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A produção de frutas em um sistema protegido é uma alternativa para o cultivo tradicional por reduzir a área necessária, viabilizando a produção em qualquer período do ano e garantindo uma maior qualidade da fruta produzida. OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa foi iniciar a implantação de um sistema de produção de espécies frutíferas de clima temperado no sistema indoor por meio da criação e adaptação de materiais e processos para o cultivo de espécies frutíferas em ambiente protegido, de forma a modificar a distribuição das raízes das plantas. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto foi implantado em estufa na Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA) em Fazenda Rio Grande, Paraná. As plantas cultivadas em vasos individuais de 30 litros foram o figueiro, a macieira cv. Maxi gala e Fuji, o mirtileiro cv. Flórida, o pessegueiro cv. BRS Kampay e BRS Rubramur, e a videira cv. Niágara Branca e Isis. Foram estudados cinco tratamentos relativos a diferentes obstáculos para a distribuição natural das raízes das plantas. Durante a pesquisa foi realizada em todos os vasos a irrigação por gotejamento, a adubação com solução nutritiva, a eliminação manual de plantas invasoras e a limpeza das plantas retirando-se folhas e ramos afetados por pragas e doenças. Houve produção a primeira safra de pêssegos e uvas. RESULTADOS: Ao final da pesquisa, as macieiras foram retiradas dos vasos para estudo da distribuição de suas raízes. Os pêssegos foram colhidos na semana de 13 a 20 de novembro e apresentaram massa variando entre 44 e 66 g para a cv. Rubramur e entre 61 e 89 g para a cv. Kampay. As uvas chegaram ao seu ponto de maturação a partir do mês de dezembro e terminando no mês de janeiro, começando pela cv. Isis e por último a cv. Niágara Branca. Alguns cachos da cv. Isis ultrapassaram a massa de 200 g. Para a macieira, a cv. Maxi Gala teve um melhor crescimento em relação a cv. Fuji, mas nenhuma chegou a produzir frutos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que os resultados obtidos neste experimento provaram que a modificação na distribuição das raízes traz consigo benefícios no desenvolvimento vegetativo e produtivo em diferentes tipos de cultivares de clima temperado.

PALAVRAS-CHAVE: Pomar; Sistema protegido; Vasos; Raízes; Sustentabilidade

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.