PLATAFORMAS DIGITAIS APLICADAS A ENTREVISTA ESTRUTURADA NA PESQUISA CLÍNICA DE BIOMARCADORES NA MIGRÂNEA

BOEING, Larissa Polverini ¹; ANTONUCCI, Aline Vitali Da Silva ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A migrânea é um distúrbio neurológico altamente prevalente no mundo todo. É uma doença multifatorial e possui um amplo espectro, variando em duração, presença de pródromo, aura, pósdromo e nos sintomas associados. Embora seja comum, ainda não se sabe o suficiente para garantir um tratamento eficaz para todos. Dessa forma, são necessários mais estudos em torno de cada perfil migranoso, para futuras associações com novos alvos farmacológicos e tratamentos mais efetivos. OBJETIVOS: Realização de entrevista estruturada através de ferramenta Google Formulários® para investigação das implicações dos biomarcadores da migrânea. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto foi aprovado do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR, sob o parecer 3.029.972. Trata-se de um estudo transversal observacional, estabelecido através de entrevista estruturada, realizada com participantes voluntários convidados no Ambulatório Acadêmico da PUCPR de Londrina. Os participantes selecionados possuíam entre 18 e 60 anos, homens e mulheres, caucasianos e não caucasianos, com ou sem comorbidades. O estudo abrange 554 participantes, sendo 287 com migrânea episódica e 267 com a crônica. Inicialmente, para o rastreio diagnóstico foi utilizado o formulário ID-MigraineTM. Isto posto, foi realizada a entrevista estruturada na plataforma Google Formulários®, elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Cefaleia da PUCPR, a qual abrange dados demográficos, antropométricos, critérios diagnósticos da migrânea e seus demais aspectos clínicos. Em sequência, os dados foram organizados em planilha pelo Google Sheets®, com posterior análise no programa SPSS®. Para análise dos dados categóricos, foi utilizado o teste qui-quadrado ou Exato de Fisher e para os contínuos, o teste de Mann-Whitney. A diferença estatística considerada significativa foi quando p<0,05. RESULTADOS: A elaboração da plataforma digital foi descomplicada, com opções de respostas abertas curtas, fechadas entre múltiplas escolhas e com mais de uma opção de resposta. A plataforma facilitou a organização e movimentação dos dados e aumentou a segurança no arquivamento. Os resultados das características demográficas, comparando os grupos migrânea episódica e crônica, evidenciaram a prevalência das mulheres na crônica (p<0,001), assim como não-caucasianos (p=0,013), além desse grupo ter uma maior mediana de idade (p=0,042) e de IMC (p=0,004). Ademais, a migrânea crônica teve maior presença de aura (p<0,001), diarreia (p=0,017), náuseas e/ou vômitos (p=0,018) e maior quantidade de indivíduos que usam medicamento profilático (p=0,016) e usam analgésicos excessivamente (p<0,001). Por fim, o grupo crônico apresentou maior quantidade de dias de cefaleia por mês (p<0,001) e de dor incapacitante por mês (p=0,001), assim como início mais tardio da doença (p=0,028) e maior tempo de doença (p=0,005). CONSIDERAÇÕES FINAIS: . Conclui-se que o uso de plataforma digital foi acessível, simples e eficaz de na aplicação da entrevista estruturada. Dessa maneira, foi possível compreender as relações entre idade, IMC, sexo e outras características demográficas com o perfil da dor de cada grupo. Os resultados associam a frequência da migrânea e o perfil sintomatológico de cada tipo. A análise mostra que o estudo realizado está em concordância com os a literatura científica no que diz respeito a migrânea. Sendo assim, os achados deste trabalho serão úteis para compreensão das características da migrânea.

PALAVRAS-CHAVE: Migrânea; Etiologia; Fatores de risco; Migrânea episódica; Migrânea crônica

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.