DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE APOIO AO ENSINO DE ARTE E SOM PARA JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DE GAME AUDIO

RIEPER, Gabriel ¹; CARVILHE, Claudio Ricardo Vieira ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Jogos Digitais – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Jogos Digitais – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O uso de sons e música em jogos remonta aos seus primórdios. “Pong”, criado por John Chowning em Stanford entre 1967-68 e lançado em 1972, foi o primeiro a ter efeitos sonoros, estabelecendo um marco importante. Em 1983, “Dragon’s Lair” foi o primeiro a usar som estéreo, tecnologia popularizada com o Atari Jaguar dez anos depois. Música e efeitos sonoros são cruciais para definir o tema e ritmo dos jogos, influenciando profundamente a experiência do jogador. O PSG 2.0 é uma ferramenta essencial para estudantes de Jogos Digitais, facilitando a aprendizagem de sonorização de forma prática e intuitiva. Permite substituir e editar sons e imagens sem fechar o projeto, ideal para aulas focadas na teoria. Em fevereiro de 2023, foram recebidos os primeiros efeitos sonoros para um projeto com temática de restaurante, focado no charme dos minigames. OBJETIVOS: O objetivo geral do projeto é desenvolver um software para auxiliar de forma dinâmica o ensino de implementação e edição de áudio e arte no contexto das disciplinas do primeiro ano do curso de jogos digitais. MATERIAIS E MÉTODO: Após estudo inicial e uma criação de lista de prioridade, comecei meu processo criativo, indo atrás de referências em jogos com temática e estética similares, após uma longa pesquisa anotei todos os jogos que pude encontrar sendo alguns da série de jogos “Papa’s” da Filipine Studios, no qual é um estúdio indie de jogos fundado em 2004 com foco em jogos de culinária e manejamento de clientela. RESULTADOS: Após a entrega dos dois asset lists, contando no total duas músicas e trinta e três sons com suas variações inclusas, os integrantes da equipe fizeram uma breve análise de qualidade de cada item e testaram dentro do projeto, para minha alegria não foi preciso fazer nenhum tipo de alteração ou substituição dos efeitos entregues, as músicas também foram avaliadas, sendo comentado que ambos encaixaram perfeitamente na atmosfera e objetivo do projeto, assim sendo possível constatar após um breve período de implementação que os sons ficaram homogêneos e harmoniosos entre si, sendo que nenhum som acabou ofuscando outros efeitos ou a música, dessa forma é possível afirmar que os produtos entregues se complementaram a estética do jogo, alimentando-a ao invés de desviar o tema proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O objetivo estabelecido no começo do projeto foi concluído em sua totalidade, com perseverança, estudo e dedicação, os sons e as músicas requisitadas para o projeto, totalizando 33 efeitos sonoros e 2 músicas com fortes inspirações em jazz foram entregues, tendo um ótimo feedback em retorno, não sendo necessário nenhum tipo de alteração ou adaptação do som, mesmo tendo imprevistos e a necessidade de um árduo estudo de teoria musical voltada em progressão para jazz, bebop e noir e por cima fazer uma adaptação desses gêneros tão distintos, mas, ao mesmo tempo, semelhantes entre si para a linguagem de game áudio, seguindo regras e padrões de boas práticas, esse projeto me auxiliou muito a me introduzir no mundo acadêmico, me incentivar a sempre me aprimorar e alcançar novo patamares como um profissional.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Game Audio; 2. Educacional; 3. Som; 4. Jogos; 5 Sonorização.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.