VALIDAÇÃO DO ÍNDICE DE SOBRECARGA DE MEDICAMENTOS E PONTO DE CORTE PARA DÉFICIT DE EQUILÍBRIO POSTURAL EM IDOSOS

RIBEIRO, João Vitor Horta ¹; OLIVEIRA, Marina Lanessa Andrade De ³; JUNIOR, Rubens Alexandre Da Silva ³; NGOMO, Suzy ³; FERNANDES, Karen Barros Parron ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um fenômeno mundial, relacionado à maior prevalência de comorbidades e consumo de medicamentos. Estima-se que 18% dos idosos brasileiros façam uso de cinco ou mais medicações ao dia. A sobrecarga de medicamentos pode alterar a capacidade funcional, assim como acarretar alterações no equilíbrio e maior prevalência de quedas em idosos. OBJETIVOS: Desta forma, este estudo teve por objetivo avaliar a sobrecarga de medicamentos com efeito sedativo e anticolinérgico sobre equilíbrio em idosos fisicamente independentes. MATERIAIS E MÉTODO: Foi avaliada a sobrecarga de medicamentos por meio do Drug Burden Índex e os pacientes foram classificados em três classes(sem sobrecarga, com sobrecarga de 0 a 1 e sobrecarga maior que 1, respectivamente). O equilíbrio postural foi analisado por meio de uma plataforma de força (BIOMEC400), mediante realização do teste de apoio unipodal. RESULTADOS: Participaram do estudo 168 participantes. Desta amostra, 98 (58,3%) eram indivíduos de raça branca e 124 (73,8%) do gênero feminino. Em relação à sobrecarga de medicamentos, utilizou-se o índice de sobrecarga de medicamentos DBI e identificou-se 50 participantes (29,8%) não apresentavam sobrecarga, enquanto 45 (26,8%) apresentavam baixa sobrecarga e 73 (43,5%). Não houve associação entre faixa etária e Drug Burden Index e entre gênero e o Drug Burden Index. Verificou-se diferenças estatisticamente significantes na área do COP (p=0,03) e velocidades no sentido ântero-posterior (p=0,007) e médio-lateral (p=0,01) em relação à sobrecarga de medicamentos em idosos, onde idosos com alta sobrecarga apresentam pior equilíbrio (Teste de Kruskal-Wallis). Além disso, foi observada a associação entre a sobrecarga de medicamentos e o déficit de equilíbrio de acordo com a área do COP (rS= 0,14 e p=0,02), indicando que, quanto maior o consumo, maior o déficit de equilíbrio. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados, podemos concluir que a sobrecarga de medicamentos anticolinérgico e sedativo, pode ocasionar déficit no equilíbrio postural em idosos. Além disso, pode-se propor que o DBI poderia ser uma ferramenta utilizada no sistema único de saúde para estimar os possíveis efeitos deletérios da sobrecarga de medicamentos em idosos.

PALAVRAS-CHAVE: Sobrecarga de medicamentos; Idosos; Equilíbrio postural; Polifarmácia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBITI.