APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO EM 3 DIMENSÕES COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS LONDRINA

TOMASZEWSKI, Thomas De Oliveira ¹; AOKI, Roberto ³; VIEIRA, Milene Leivas ³; BLANCO, Eleonora Elisia Abra ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Durante a graduação de Medicina, vários desafios são apresentados, como por exemplo, assuntos de difícil entendimento, principalmente aqueles que envolvem anatomia e tridimensionalidade. Na disciplina de fisiologia estuda-se processos físico-químicos estruturas altamente organizadas de um ser vivo, que podem ser bastante complexos à primeira vista, além do entendimento e aprendizado desses conteúdos variarem de acordo com a maneira que a informação é apresentada. Além disso, certas peças anatômicas de determinadas disciplinas não são facilmente encontradas nas universidades OBJETIVOS: Aplicar a Impressão em 3 Dimensões na confecção de modelos didáticos das vias ascendentes do sistema sensorial somático e vias descendentes no sistema motor somático visando a melhora no processo ensino-aprendizagem de Fisiologia MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, utilizamos modelagem tridimensional, ou computer aided design (CAD) e manufatura aditiva – popularmente conhecida como impressão 3D – para produzir as peças. Contamos também com auxílio do curso de Engenharia da Produção para desenvolver o modelo didático. Utilizou-se representações bidimensionais da via coluna dorsal lemnisco medial, para criar modelos tridimensionais das principais partes da medula, bulbo, ponte, mesencéfalo e córtex. Através da impressão, obteve-se a impressão de 3 modelos das vias, sendo duas vias sensoriais (coluna dorsal leminisco-medial e antero-lateral) e uma via motora, conhecida como piramidal RESULTADOS: Através da impressão, obteve-se a impressão de 3 modelos das vias, sendo duas vias sensoriais (coluna dorsal leminisco-medial e antero-lateral) e uma via motora, conhecida como piramidal. Os modelos 3D obtido foi impresso e montado, e vem sendo utilizado em aulas de neurofisiologia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nota-se uma visível curiosidade maior dos alunos estudando com a peça tridimensional do que por livros e aulas teóricas. A explicação da evolução, trajeto e função da via é muito complexa. Foi constatado que durante a explanação sobre esta via ascendente, os estudantes puderam observar cada estrutura e cada ponto de passagem da via, em modelo impresso em 3D. Possibilitou visualizar o início, o trajeto e o local de estabelecimento das sinapses. Permitiu também, localizar as substâncias cinzenta e branca na medula espinhal, no bulbo, no lemnisco medial, e finalmente no córtex. A visualização do modelo foi um facilitador no aprendizado, conforme constatado em avaliação somativa aplicada pela professora do tema de neurofisiologia.

PALAVRAS-CHAVE: Neurofisiologia;Impressão; 3D; Educação

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.