PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE NEOSPOROSE (NEOSPORA CANINUM), EM SISTEMA DE ORDENHA ROBOTIZADA DA FAZENDA EXPERIMENTAL GRALHA AZUL, DA PUCPR

LIMA, Roxeli Opazo De ¹; MACHADO, Claudiane Magalhães ³; CARVALHO, Lucas Raphael Juliatto Cavalin De ³; RABEL, Laís Denk ³; FORTES, Karolina Pereira ³; OSTRENSKY, Andre ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Doenças de origem infecciosa são responsáveis por mais de 50% dos problemas reprodutivos em bovinos de todo o mundo, sendo Neospora uma das que mais causa aborto nos rebanhos. Na Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA) da PUCPR, há a presença de cães de rua, que são hospedeiros definitivos do protozoário Neospora caninum, circulando livremente e predispondo o rebanho ao risco da enfermidade. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é identificar a incidência de Neospora caninum em fêmeas bovinas leiteiras, mantidas em sistema de ordenha robotizada na FEGA e avaliar possíveis efeitos no desempenho produtivo e reprodutivo quanto a ordenha automatizada. MATERIAIS E MÉTODO: Foram colhidas amostras de sangue para sorologia de novilhas e vacas da Leiteria, para diagnóstico da neosporose, por meio do teste de Elisa. Animais com histórico de problemas reprodutivos e alguns aleatoriamente foram escolhidos. No mesmo período, foram coletados dados de desempenho produtivo e reprodutivo, junto ao sistema de gerenciamento do rebanho, para avaliação de possível efeito da soropostividade. RESULTADOS: Ao todo, 45 animais testados, 7 apresentaram resultados positivos, portanto com prevalência de 15,6% dos animais amostrados. Não houve diferença estatística significativa para nenhum dos parâmetros avaliados (produção de leite, dias de gestação, dias desde a última inseminação artificial, dias abertos, número de inseminações, último intervalo de parto e idade ao primeiro parto), exceto uma tendência (P=0,10) para dias em lactação, com menor valor para o grupo positivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi detectada a prevalência de N. caninum na FEGA, porém, mesmo com a presença de vacas positivas a análise dos parâmetros de produção e reprodução não se identificou efeito negativo nos animais avaliados. Medidas de controle e prevenção são indicadas.

PALAVRAS-CHAVE: Neospora; Reprodução; Sistema de Ordenha Robotizada; ELISA; Aborto.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.