PROTOCOLO CO-SYNCH MODIFICADO ASSOCIADO AO CIPIONATO DE ESTRADIOL COM VISTAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL PRÉ-FIXADA EM BOVINOS DE CORTE

SABIM, Maria Edhuarda ¹; KOZICKI, Luiz Ernandes ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução O agronegócio tornou-se um domínio estratégico para o Brasil, uma das biotecnologias que mais contribuíram para o avanço foi a inseminação artificial em tempo fixo, que consiste em sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas por meio de um protocolo hormonal específico, aumentando assim a produtividade. Embora os resultados da IATF estejam estáveis em relação às taxas de concepção de lotes de vacas inseminadas uma única vez, permanecendo em torno de 50%, modificações em protocolos estão sempre em busca de melhorar os resultados. OBJETIVOS: Objetivos. Tendo em vista essa melhoria, o principal objetivo desta iniciação científica foi comparar dois protocolos hormonais para determinar qual deles obterá a melhor taxa de prenhes e se o cipionato de estradiol realmente é necessário. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. O estudo foi conduzido numa fazenda localizada em Chopinzinho, no Sudoeste do estado do Paraná (Sul do Brasil), durante a estação reprodutiva 2023-2024. Os animais passaram por uma avaliação ovariana, sendo classificados como: Corpo Lúteo, Anestro Transitório e Anestro Profundo. Depois foram separados em dois grupos aleatoriamente e foi feito o protocolo hormonal. O primeiro grupo utilizou o cipionato de estradiol e o segundo não, logo após o diagnóstico de prenhes foi comparado os valores e se este hormônio realmente é necessário no protocolo. RESULTADOS: Resultados. A taxa de prenhes do grupo controle (o qual usou cipionato de estradiol no D9) obteve uma melhora em relação ou grupo pesquisa (o qual não usou o cipionato de estradiol). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. O cipionato de estradiol mostra sua importância para manter níveis plasmáticos suficientes para estimular o pico de LH após a queda dos níveis de P4 e garantir que a maioria dos animais consiga ovular, portanto ele continua sendo necessário para os protocolos hormonais atuais.

PALAVRAS-CHAVE: 1. IATF; 2. Cipionato de estradiol; 3. Ovulação; 4. Agronegócio; 5 Bovinos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.