AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR PACIENTES BARIÁTRICOS

SANTIAGO, Karoline Oliveira ¹; SCHAEFER, Jones Luis ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, comprometendo a saúde dos indivíduos e acarretando diversos prejuízos, como alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e problemas no aparelho locomotor. Ela também é um fator de risco significativo para doenças como dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo II e alguns tipos de câncer. Para tratar a obesidade severa, muitas vezes é necessário recorrer à cirurgia bariátrica. No entanto, após a cirurgia, os pacientes enfrentam desafios adicionais que requerem suporte contínuo. Nesse contexto, a tecnologia assistiva emerge como uma ferramenta crucial para auxiliar na adaptação dos pacientes às mudanças pós-cirúrgicas e melhorar sua qualidade de vida, autonomia e mobilidade. OBJETIVOS: Desenvolver uma modelagem para avaliação dos impactos da utilização dos dispositivos de tecnologias assistivas por pacientes que realizaram ou realizarão a cirurgia bariátrica, contribuindo para a difusão destas tecnologias junto a pacientes bariátricos. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa sobre a interligação entre tecnologia assistiva e bariátrica foi conduzida através de uma revisão sistemática da literatura, de modo a avaliar os impactos da utilização de dispositivos de tecnologias assistivas por pacientes bariátricos. O estudo seguiu diretrizes metodológicas para assegurar a qualidade e a relevância dos dados coletados. RESULTADOS: Os resultados parciais sugerem que as tecnologias assistivas que podem auxiliar os pacientes bariátricos são os dispositivos de mobilidade, equipamentos de transferência e auxílios para atividades diárias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De modo geral, as conclusões preliminares da pesquisa apontam que existem dispositivos de tecnologias assistivas que podem contribuir para melhoria da mobilidade dos pacientes bariátricos, melhorando a segurança e o conforto desses pacientes.

PALAVRAS-CHAVE: Cirurgia bariátrica; Obesidade; Tecnologia Assistiva.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI (MAI-DAI).