INTEGRAÇÃO DA FUNÇÃO MANUTENÇÃO INDUSTRIAL AO CONCEITO DIGITAL TWIN NO SUPORTE ÀS DIMENSÕES DE DECISÃO

NOGUEIRA, Yan Kildere Lopes ¹; SANTOS, Cleiton Ferreira Dos ³; LOURES, Eduardo De Freitas Rocha ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Controle E Automação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Controle E Automação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Nesta era indústria 4.0, a integração de tecnologias digitais também tem sido um grande diferencial e revolucionado os processos de manutenção industrial, oferecendo novas perspectivas e eficiências. Nesse contexto, o conceito de Digital Twin, ou Gêmeo Digital, emerge como uma ferramenta poderosa afim de aprimorar a gestão e resolução de problemas na manutenção de equipamentos e sistemas industriais. Este projeto visa explorar e implementar soluções baseadas em Digital Twin para otimizar os processos de manutenção industrial, destacando sua relevância, benefícios e potencialidades. OBJETIVOS: O presente projeto tem como objetivo fundamental a avaliação de métodos MCDA (Multicriteria Decision Alalysis) para integração a um modelo Digital Twin para auxiliar o operador e/ou o sistema em tomadas de decisões no domínio da Manutenção Industrial sob os requisitos da Industria 4.0. MATERIAIS E MÉTODO: Para o aprofundamento teórico foi necessário artigos, trabalhos de conclusão de curso, pesquisas, frameworks e até mesmo outros PIBITIS disponibilizados pelo orientador ao qual serviram como base para esse processo de aprendizagem. Dentre os temas abordados, foi necessário o conhecimento sobre a manutenção industrial, domínio sobre os métodos multicritérios (MCDA) e ferramentas como, Python, TOPSIS e FLEXSIM. A estruturação da arquitetura resultante seguiu o modelo de Digital Twin de Fei Tao que define quatro dimensões: serviço (S), modelo virtual (MV), sistemas Ciber-físicos (CPS) e dados (D), envolvendo a criação de uma representação virtual precisa de um produto, processo ou sistema físico. RESULTADOS: A utilização do FlexSim para simulação e do Python para aplicação do TOPSIS permitiu a criação de um sistema eficaz para priorização de ações de manutenção, facilitado por um dashboard que visualiza o estado das máquinas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este projeto mostrou a eficácia da integração do Digital Twin com métodos de análise multicritério, como o TOPSIS, na manutenção industrial. A abordagem adotada não só facilita a priorização das ações de manutenção, mas também oferece uma visão abrangente do estado dos equipamentos, alinhando-se às práticas da Indústria 4.0 para aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Digital Twin; MCDA; Simulação; FlexSim; Indústria 4.0.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.