PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE DISPOSITIVO ROBÓTICO DE BAIXO CUSTO DE AUXÍLIO À ALIMENTAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICÊNCIA

PETRIKIC, Djovana ¹; NOHAMA, Percy ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório descreve o desenvolvimento de um protótipo de dispositivo robótico de baixo custo projetado para auxiliar na alimentação de pessoas com deficiência motora nos membros superiores. O projeto aborda a necessidade de promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, destacando a lacuna existente no mercado de dispositivos assistivos acessíveis. A pesquisa teve como base o braço robótico Lynxmotion AL5D, adaptado para manipular utensílios de alimentação e integrar um prato rotativo para facilitar o acesso aos alimentos. O projeto foi motivado pela importância da inclusão social e da igualdade, buscando proporcionar uma solução prática e econômica. OBJETIVOS: Os objetivos principais incluíram a criação de um dispositivo funcional e acessível, capaz de realizar tarefas básicas de alimentação com precisão e segurança. MATERIAIS E MÉTODO: O desenvolvimento focou em garantir a eficácia do dispositivo em diversas situações de uso, adaptando utensílios para diferentes tipos de comidas. O processo envolveu testes de funcionamento e ajustes baseados na trajetória e facilidade de utilizar. Foram utilizados componentes eletrônicos de baixo custo, impressoras 3D para fabricação de peças personalizadas, reconhecimento de voz para autonomia e algoritmos de controle programados para otimizar os movimentos do braço robótico. A integração de um prato rotativo motorizado foi essencial para aumentar a versatilidade do dispositivo. RESULTADOS: Durante os testes, foram realizadas avaliações funcionais com diferentes tipos de alimentos, desde sólidos a líquidos, identificando-se desafios na manipulação de alimentos mais fluidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com isso, o desenvolvimento deste dispositivo robótico representa um avanço importante na assistência à alimentação para pessoas com deficiência motora, oferecendo uma solução acessível e prática que pode promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Braço Robótico; Assistência à alimentação; Autonomia; Reconhecimento de voz; Tecnologia assistiva

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.