ANÁLISE DE PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS DAS DESCARGAS DE ÁGUAS PLUVIAIS DO RIO BELÉM NA REGIÃO DO CÂMPUS DA PUCPR

OLIVEIRA, João Leonardo De ¹; NETO, Pedro Koliski Coelho ³; CRUZ, Thalita Mirian Souza Da ³; MADEIRA, Humberto Maciel Franca ²
Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os rios desempenham inúmeras funções essenciais para os ecossistemas e a para manutenção da vida, sendo importante fonte de água potável para os centros urbanos, além de usos para limpeza, irrigação e fins industriais. Os rios de Curitiba encontram-se em condições de poluição severas, conforme parâmetros analisados e publicados periodicamente por órgãos ambientais, inclusive por esgoto doméstico. OBJETIVOS: O projeto teve como objetivo monitorar periodicamente a qualidade microbiológica das descargas da rede pluvial no Rio Belém ao longo do câmpus da PUCPR, em Curitiba. MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizadas quatro coletas de amostras de descarga de água pluvial no Rio Belém no câmpus da PUCPR em Curitiba, entre maio e julho de 2024, além de amostras do rio. O método de tubos múltiplos foi utilizado para quantificação de coliformes totais (CTO) e coliformes termotolerantes (CTT), expressos como unidades formadoras de colônias (UFC) por 100 mL. Isolados de coliformes termotolerantes foram submetidos a testes de susceptibilidade aos antibióticos ampicilina, cefalotina, cefoxitina, ceftriaxona, cefepime, imipenem, tetraciclina, ácido nalidíxico, ciprofloxacina, vancomicina, gentamicina e sulfonamidas, pelo método de disco-difusão para detectar a resistência bacteriana, e o valor de MAR (múltipla resistência aos antimicrobianos) foi calculado. RESULTADOS: Inicialmente, foram identificados seis pontos de descarga de água pluvial no Rio Belém no câmpus da PUCPR, dos quais 3 (três) foram selecionados com base em mapa de drenagem disponível. O ponto 1 (P1), a montante, foi selecionado pela proximidade com propriedade vizinha; o ponto 2 (P2), em ponto intermediário, com água de drenagem exclusivamente da PUCPR; e o ponto 3 (P3), mais a jusante, com água de drenagem da PUCPR após passar por caixa de detenção de cheias. Os dados de CTO e CTT apresentaram variação temporal e espacial. Amostras de todos os pontos de coleta de água pluvial, em todas as datas de coleta, contiveram CTO, com valores variando de 80 a 1.600, e CTT, com valores entre 17 e 369, indicando a presença de material fecal na água de drenagem. O Rio Belém apresentou contagens elevadas de CTO em todas as coletas, variando de 350 a 1.600, e CTT de 30 a 280. Quanto à resistência de coliformes termotolerantes a antibióticos, análise de isolados, um de cada ponto de coleta, indicou maior índice de MAR para amostra do P2 (0,50; ou resistência a seis dos 12 antibióticos testados) e do Rio Belém (0,33), e menor para o P1 e P3 (0,08). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise microbiológica das descargas da rede pluvial no Rio Belém revelou contaminação com matéria fecal, além da presença de isolados multirresistentes. Em conjunto, os dados qualitativos obtidos permitem inferir a provável ocorrência de vazamentos da rede de esgoto no interior do câmpus e que atingem a rede pluvial, ou a existência de ligações de esgoto diretamente na rede pluvial, além de revelar um desafio de saúde pública de grande relevância pela ocorrência de isolados multirresistentes. O monitoramento periódico deverá auxiliar na identificação das fontes de contaminação da água pluvial, podendo servir de subsídio para a adoção de medidas mitigatórias.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Palavra-chave; 2. Palavra-chave; 3. Palavra-chave; 4. Palavra-chave; 5 Palavra-chave.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.