ÓRTESE EXOESQUELETO HÍBRIDA MODULAR PARA MEMBROS INFERIORES BASEADA NA ASSOCIAÇÃO DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA FUNCIONAL

NORD, Mariana ¹; NETO, Guilherme Nunes Nogueira ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Mecanomiografia (MMG) é uma técnica não invasiva que utiliza sensores para registrar as vibrações dos músculos durante contrações. Ela tem diversas aplicações na saúde, incluindo a monitorização da fadiga muscular precoce, que é comum em pessoas com lesões medulares em reabilitação com estimulação elétrica funcional, devido à atrofia muscular e dificuldade em sustentar contrações prolongadas. OBJETIVOS: Este trabalho visa desenvolver um mecanomiógrafo com sensores inerciais triaxiais, ajustando ganho e filtragem para cada eixo. O projeto inclui a análise e melhoria do dispositivo existente, a construção do hardware e da case, e a realização de testes de bancada MATERIAIS E MÉTODO: O desenvolvimento envolveu a análise de melhorias no dispositivo existente e a otimização do design da PCB usando o software EasyEDA. A case foi projetada no SolidWorks e impressa em PLA para acomodar a placa de circuito impresso (PCB) e as baterias auxiliares. RESULTADOS: O design da PCB foi visualizado tridimensionalmente no EasyEDA, e os testes de bancada confirmaram que o hardware atende aos objetivos propostos, demonstrando seu desempenho adequado. A case resultou em uma estrutura robusta e funcional que protege o protótipo e suporta os componentes necessários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o projeto do mecanomiógrafo alcançou com sucesso seus objetivos ao desenvolver um hardware compacto e funcional, validando sua viabilidade técnica para aplicações práticas em fadiga muscular, reabilitação e monitoramento de condições musculares. O protótipo é portátil e versátil, com um ajuste de ganho adaptável que permite personalizar medições conforme a intensidade do sinal, o que é essencial para lidar com variações na força muscular entre os usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Mecanomiografia; Projeto de Filtros; Fadiga Muscular; Monitoramento Muscular; Design de PCB.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.