DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE CRESCIMENTO MICROBIANO EM MINI-BIORREATORES PARALELOS EXPERIMENTAIS

FIGUEIRA, Gabriela Rebutini ¹; ROSA, Edvaldo Antonio Ribeiro ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Estudos sobre o uso de microrganismos para produção de biomoléculas enfrentam dificuldades com frascos cônicos devido à baixa difusão de oxigênio. Para solucionar isso, foi desenvolvido um sistema econômico que utiliza mini-biorreatores, permitindo a triagem simultânea de vários microrganismos. O sistema é feito com materiais acessíveis, resistentes à pressão, e usa uma bomba pneumática de baixa vazão para distribuir ar atmosférico, facilitando a fermentação submersa e a replicação técnica em pesquisas biotecnológicas. OBJETIVOS: Este projeto buscou desenvolver e validar um sistema de mini-biorreatores funcional e de baixo custo (miniBioR) para triagem de microrganismos por fermentação submersa. O objetivo foi criar um sistema robusto e acessível que opere com mini-biorreatores airlift-leito fixo (FB-ALR). MATERIAIS E MÉTODO: Foi construído um novo protótipo de miniBioR FB-ALR com tubo micro Kjeldahl de 50 mm e tampa de polipropileno autoclavável. Foram avaliados os parâmetros hidrodinâmicos velocidade linear de gás no riser (UGr), velocidade linear de líquido no riser (ULr), tempo de mistura (tM), tempo de circulação (tC), retenção global de gás (εG), número Reynolds (Re), coeficiente de cisalhamento (τ) e coeficiente de cisalhamento (τ). Foi avaliado o crescimento de Saccharomyces cerevisiae Freishmann® a 28 °C e 1 vvm, por 48 h. RESULTADOS: Os resultados das avaliações de parâmetros hidrodinâmicos foram considerados satisfatórios e bastante promissores, pois o sistema gera baixos valores de estresse de cisalhamento. Durante o crescimento da levedura foi verificada a formação de espuma, que persistiu mesmo com uso de anti-espumantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dada a formação de espuma que compromete a fermentação, foram necessárias adequações que precisam ser novamente consideradas.

PALAVRAS-CHAVE: mini-biorreatores; airlift; 3. Bioprocessos

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.