CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DE CULTIVARES DE LÚPULO NO MUNICÍPIO DE TOLEDO – PR

MACHADO, Joana Vitória Sothe ¹; HOFSTETTER, Renata Edicler ³; HOFSTETTER, Rafael José ³; DALASTRA, Idiana Marina ³; FOGACA, Luciana Alves ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A avaliação fenológica de diferentes cultivares de lúpulo em determinadas regiões com potencial de cultivo é necessária para se conhecer as fases do crescimento e desenvolvimento, tanto vegetativa como reprodutiva, possibilitando desta forma, demarcar as épocas de ocorrência e as respectivas características. OBJETIVOS: Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar a fenologia de três cultivares de lúpulo no município de Toledo-PR. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada no segundo ano de cultivo, em duas safras agrícolas, 2023/2024 e 2024/2024, na Fazenda Experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo. Plantas de três cultivares de lúpulo (Magnum, Hallertauer Mittenfruen e Comet) estão sendo cultivadas em campo, seguindo um delineamento experimental em blocos casualizados. O experimento possui três tratamentos, organizados em quatro blocos, com seis plantas por parcela. Após o estímulo para a superação da dormência, no período de setembro/outubro, as brotações iniciaram e os estádios fenológicos da cultura foram avaliados semanalmente. As avaliações incluíram brotação, desenvolvimento do ramo principal, emissão de ramos laterais, início da florada, formação dos cones e início da colheita. RESULTADOS: Na primeira safra as brotações das cultivares foram até o final do mês de novembro, onde as mesmas foram podadas e iniciou a condução no sisal, no mês de dezembro as cultivares se diferenciaram, onde a cultivar Hallertauer Mittenfruen se mostrou mais tardia em relação aos seus estádios de desenvolvimento, fechando seu ciclo em 139 dias, e as cultivares Comet e Magnum mais precoces com 126 dias de ciclo. Na segunda safra agrícola o ciclo das cultivares tiveram um encurtamento. A cultivar Magnum na segunda safra não obteve estímulo para entrar na fase reprodutiva, e no final da pesquisa, na terceira semana de maio, as plantas ainda estavam em estádio de crescimento de ramo principal, não chegando assim na maturação de cones. A cultivar Comet finalizou seu ciclo com 78 dias, sendo mais precoce em comparação a cultivar Hallerttauer Mittenfruen, que finalizou seu ciclo com 91 dias, devido à um maior período de fase vegetativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar os dados obtidos em relação ao desenvolvimento das cultivares Magnum, Hallertauer Mittenfruen e Comet, podemos concluir que no segundo ano de cultivo, nas duas safras agrícolas consecutivas (2023/2024 e 2024/2024), a cultivar Comet foi a que melhor se adaptou as condições edafoclimáticas da região, tendo seu ciclo fenológico bem definido e com melhor desenvolvimento, apresentando um comportamento precoce.

PALAVRAS-CHAVE: Humulus lupulus; Ciclo fenológico; Cones; Adaptação de cultivares.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.