ALGORITMOS INTELIGENTES PARA A AVALIAÇÃO ONLINE DO DESEMPENHO EM QUALIDADE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

WOSNIAK, Maria Eduarda Brogian ¹; GARCIA, Deborah Gabriela Sarria ³; DESCHAMPS, Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Qualidade 4.0 é um conceito emergente na indústria, que integra tecnologias digitais avançadas da Indústria 4.0 com metodologias tradicionais de gestão da qualidade. Este estudo visa desenvolver um framework que promova uma transição eficaz e sustentável para a Qualidade 4.0, abordando as oportunidades e desafios associados à implementação dessas tecnologias nas organizações. OBJETIVOS: O objetivo geral deste trabalho é explorar a aplicação de algoritmos inteligentes e online para a avaliação do desempenho em qualidade e otimização de sistemas de produção. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada foi o ProKnow-C, um processo estruturado de construção do conhecimento por meio da revisão da literatura, dividido em quatro etapas: seleção do portfólio bibliográfico, análise bibliométrica, análise sistêmica e elaboração dos objetivos de pesquisa. As buscas de artigos foram realizadas nas bases de dados Scopus e Web of Science. Após análise e filtragem, 111 artigos foram confirmados, dos quais 32 foram lidos na íntegra e utilizados na pesquisa. Além disso, a construção do artigo científico foi submetida para publicação na ICPR Americas 2024. RESULTADOS: Os resultados parciais da revisão da literatura demonstram que as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a gestão da qualidade, com impactos positivos na eficiência, produtividade e competitividade das empresas. No entanto, a implementação da Qualidade 4.0 ainda enfrenta limitações como a falta de mão de obra qualificada e a resistência à mudança. As atividades desenvolvidas incluem pesquisas iniciais, revisão sistemática da literatura, utilização do Método ProKnow-C, análise e filtragem dos artigos e construção do artigo científico. Os estudos de caso futuros serão essenciais para validar o framework desenvolvido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo concluiu que a Qualidade 4.0 representa uma evolução significativa na gestão da qualidade, impulsionada pelas tecnologias emergentes da Indústria 4.0. A revisão sistemática da literatura e a aplicação do método ProKnow-C permitiram a identificação das principais tecnologias e desafios associados à implementação da Qualidade 4.0. O framework desenvolvido oferece uma base conceitual para a integração de metodologias de qualidade e tecnologias digitais. Recomenda-se a realização de mais estudos de caso em diferentes setores industriais para verificar a aplicabilidade e adaptabilidade do framework, além de investigações adicionais sobre o papel específico de tecnologias emergentes na Qualidade 4.0.

PALAVRAS-CHAVE: Qualidade 4.0; Indústria 4.0; Gestão da Qualidade; Tecnologias Emergentes; ProKnow-C

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.