MICROEMULSÕES À BASE DE ÓXIDO DE GRAFENO E ÓLEOS ESSENCIAIS NATIVOS DO BRASIL EM FORMULAÇÕES COSMÉTICAS

LUZ, Yasmin Da ¹; SOUZA, Clayton Fernandes De ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Devido a visibilidade que vem ganhando os materiais à base de carbono, como o óxido de grafeno em que apresenta boas características em relação a sua dispersão e aplicações na área farmacêutica, cria-se um interesse em desenvolver formulações que apresentem boas propriedades, com o uso de óleos essenciais nativos brasileiros e emulsões pickering é possível desenvolver formulações na área cosmética com materiais “verdes”. OBJETIVOS: Dito isso, o objetivo geral do projeto é desenvolver emulsões pelo processo de pickering contendo alumina como base sólida, na presença de óxido de grafeno. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foi realizado diversas emulsões do tipo O/A na intenção de estabilizar a emulsão, também foi necessário realizar uma esfoliação eletroquímica na intenção de gerar uma emulsão com menos grânulos de OG e que gerasse uma melhor dissolução. A esfoliação eletroquímica foi realizada com uma fonte de alimentação, grafite e fio de platina, enquanto para realizar as emulsões foram todas realizadas no agitador magnético utilizando a temperatura de cada espessante utilizado. A utilização de óleos essenciais com aplicabilidade na área cosmética, serviu como estratégia para a produção das emulsões pickering como alternativa ao uso de grande quantidade de surfactantes/tensoativos. RESULTADOS: No presente estudo a incorporação somente dos óleos, não apresentou a estabilidade esperada, sendo necessário testar juntamente ao processo alguns estabilizantes para melhorar a estabilidade das dispersões sólidas na emulsão. Dentre os testados, estabilizante que apresentou melhor resultado foi a goma xantana, sendo possível obter micelas de tamanhos e formatos mais homogêneos. Nas emulsões realizadas com o OG após a esfoliação eletroquímica é possível identificar que as micelas além de apresentarem formatos e tamanhos diferentes, indicando maior homogeneidade, não apresentando muitos agregados na dispersão da alumina, conforme observado nas micrografias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos concluir que a utilização de produtos nativos se torna interessante na aplicação em formulações cosméticas, podendo incorporar propriedade como anti-inflamatório, antifúngica, antibactericida e em alguns casos são repelentes naturais, incentivando uma maior exploração das cadeias produtivas.

PALAVRAS-CHAVE: Emulsão pickering; Óxido de Grafeno; Óleos essenciais; Óleo de Mamona; Goma xantana.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBITI.