VISÃO DE COMPUTACIONAL E REALIDADE AUMENTADA PARA ASSISTIR A FABRICAÇÃO DE NO-BREAKS EM UM AMBIENTE EM DIGITAL TWIN

PALTANIN, Arthur Rodrigues ¹; FREIRE, Roberto Zanetti ³; SZEJKA, Anderson Luis ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Controle E Automação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente relatório descreve o desenvolvimento e o começo da implementação de um sistema auxiliador de montagem baseado em visão computacional, realidade aumentada e Digital Twin, focado na otimização de linhas de manufatura de peças de nobreaks da NHS Sistemas Eletrônicos. OBJETIVOS: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de auxílio a montagem de componentes em linhas de manufatura baseado na visão computacional, realidade aumentada e digital twin. MATERIAIS E MÉTODO: Durante a fase inicial do projeto, foi realizada uma extensa revisão das tecnologias emergentes relevantes, incluindo técnicas de visão computacional e realidade aumentada, para compreender e mapear o estado da arte no campo. Com base nesse conhecimento, foi proposta uma arquitetura conceitual robusta, que integra esses elementos em um ambiente Digital Twin. Esta abordagem permite uma simulação precisa e uma análise detalhada das operações de montagem, proporcionando insights valiosos para melhorias contínuas. No desenvolvimento do projeto, foram utilizados diversos recursos tecnológicos avançados, como câmeras de alta definição para captura de gestos e um sistema de projeção para fornecer feedback visual em tempo real aos operadores. A implementação desses componentes foi realizada em uma bancada de testes equipada com um robô colaborativo, visando automatizar e refinar os processos de montagem. RESULTADOS: Os resultados preliminares indicam que o sistema proposto é capaz de melhorar significativamente a eficiência e a precisão das operações de montagem, reduzindo erros e retrabalho. A integração da realidade aumentada oferece aos operadores uma interface intuitiva e eficaz, que facilita a compreensão das instruções de montagem e proporciona um suporte visual contínuo durante todo o processo. Adicionalmente, o uso do Digital Twin permite uma análise detalhada e em tempo real das operações, possibilitando ajustes e otimizações imediatas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As conclusões do projeto até o momento destacam a viabilidade e os benefícios da utilização de tecnologias de visão computacional, realidade aumentada e Digital Twin em ambientes de manufatura. No entanto, para maximizar o potencial dessas tecnologias, recomenda-se a continuidade da pesquisa, com a aplicação do sistema em diferentes cenários e a exploração de novas funcionalidades, como a integração de custos de materiais e mão de obra e a verificação automática de ferramentas e moldes.

PALAVRAS-CHAVE: Visão Computacional; Realidade Aumentada; Digital Twin; Automação Industrial; Indústria 4.0.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI (MAI-DAI).