ACHADOS MICROBIOLÓGICOS NO CONDENSADO DO EXALADO RESPIRATÓRIO DE EQUINOS

VALENTE, Maria Luiza Vinholes Merhy ¹; SANTI, Thasla De Freitas ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Saúde, Tecnologia E Produção Animal Integrada – Doutorado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O condensado do exalado respiratório (CER) é um método diagnóstico não invasivo de coleta de amostras das vias aéreas dos cavalos. Um equipamento desenvolvido na PUCPR para a coleta de CER de equinos, está em etapa de validação. Também, ainda não há estudos sobre a avaliação microbiológica das amostras obtidas a partir do CER. OBJETIVOS: Desta forma, o presente estudo objetivou realizar análises bacterianas de amostras de CER de equinos obtidas após três métodos de limpeza das narinas. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizadas 15 éguas sem raça definida, entre 4 e 20 anos de idade, pertencentes ao plantel didático da Fazenda Experimental Gralha Azul da PUCPR. As coletas das amostras de CER foram realizadas após três diferentes métodos de limpeza das narinas, sendo água e sabão (Grupo AS), soro fisiológico (Grupo NaCl) e gazes secas (Grupo controle, C). O material obtido foi acondicionado em meio Stuart e encaminhado para exame de cultura microbiológica em um laboratório comercial. As amostras foram cultivadas em Ágar sangue e Ágar MacConkey para cultura e contagem de colônias bacterianas. RESULTADOS: As bactérias encontradas em todas as amostras foram: Acinetobacter baumannii, Escherichia coli, Klebsiella Ornithionolytica, Klebsiella pneumoniae, Micrococcus spp, Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Staphylococcus NPC, Staphylococcus aureus e Streptococcus beta hemolítico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo demonstra que não há diferença entre os métodos de limpeza das narinas para as coletas de CER; também, foram observadas diferentes bactérias provenientes das vias aéreas e, considerando que se tratava de animais saudáveis e manejados em regime extensivo, outros estudos deverão ser realizados para se entender se mudam as bactérias em cavalos mantidos em regime de cocheira, bem como nos animais com doenças respiratórias.

PALAVRAS-CHAVE: Asma; Bactérias; Condensado do exalado respiratório; Equinos; Vias aéreas

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.