UTILIZAÇÃO DE 125MG DE SOMATOTROFINA BOVINA RECOMBINANTE (RBST) EM VACAS DE CORTE EM PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO

PAULA, Isadora Correa De ¹; KOZICKI, Luiz Ernandes ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução: A atividade pecuária é crucial para a economia do Brasil, e a adoção de biotecnologias visa aumentar a produtividade do setor. A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma inovação biotecnológica que melhora a eficiência reprodutiva ao sincronizar a ovulação das fêmeas por meio de protocolos hormonais, reduzindo a necessidade de detecção do cio. Apesar das taxas de concepção por IATF na pecuária brasileira variarem de 50% a 70%, ainda há espaço para otimizar os protocolos e aprimorar os resultados reprodutivos. OBJETIVOS: Objetivo: O presente estudo visa avaliar se a adição de somatotrofina bovina recombinante (rbST) a protocolos hormonais de IATF pode melhorar os parâmetros reprodutivos em comparação com protocolos hormonais padrão. MATERIAIS E MÉTODO: Material e Método: O estudo foi conduzido em uma fazenda localizada em Chopinzinho, no sudoeste do estado do Paraná, durante a estação reprodutiva. Foram formados dois grupos com 10 fêmeas cada: o grupo rbST, que recebeu somatotrofina bovina recombinante e seguiu um protocolo hormonal específico, e o grupo controle, que recebeu apenas o protocolo hormonal padrão sem rbST. Ambos os grupos foram submetidos a um protocolo hormonal para sincronização da ovulação, e a IATF foi realizada no dia 10 do protocolo. A dinâmica folicular foi monitorada por ultrassonografia transretal, medindo os diâmetros dos folículos dominantes e pré-ovulatórios, e a ovulação foi confirmada pela presença de corpo lúteo. A inseminação foi realizada com sêmen congelado comercial, previamente testado para qualidade e fertilidade. RESULTADOS: Resultados: A administração de rbST resultou em um aumento significativo no diâmetro dos folículos, demonstrando um crescimento folicular mais consistente e homogêneo em comparação com o grupo controle. As fêmeas do grupo rbST apresentaram uma resposta mais robusta ao protocolo hormonal, com melhora nos parâmetros de desenvolvimento folicular e ovulação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão: A inclusão de somatotrofina bovina recombinante no protocolo de IATF demonstrou ser uma ferramenta promissora para otimizar a eficiência reprodutiva na pecuária de corte. A rbST não apenas melhorou o crescimento folicular, mas também contribuiu para uma maior consistência nos resultados reprodutivos, indicando seu potencial para aprimorar a produtividade no setor.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: 1. Reprodução bovina; 2. Ovulação; 3. Inseminação artificial em tempo fixo; 4. Somatotrofina bovina recombinante; 5. Protocolos hormonais.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.