O PODCAST COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LIFELONG LEARNING

BUTKA, João Pedro Karas ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos ³; LOPES, Cleber ²
Curso do(a) Estudante: Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O projeto investiga o uso do formato de podcast como uma ferramenta para o desenvolvimento profissional docente, com foco no conceito de Lifelong Learning. Podcasts são uma mídia acessível e flexível, tornando-se uma abordagem promissora para a formação continuada de professores em diversas áreas do conhecimento. OBJETIVOS: O principal objetivo do estudo é desenvolver um template de podcast educacional que possa ser utilizado por docentes para aprimorar suas práticas pedagógicas. O estudo busca identificar estratégias e características de podcasts que promovam o desenvolvimento profissional contínuo e ofereçam uma abordagem inovadora à educação superior. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa envolveu a análise de podcasts educacionais populares, como “História Preta” e “Histórias em Inglês com Duolingo”, para identificar suas estruturas narrativas, recursos sonoros e estratégias de engajamento. Com base nessa análise, foi desenvolvido um template que abrange todos os aspectos essenciais de um podcast, incluindo tema, duração, público-alvo e interatividade. A literatura sobre radiojornalismo e podcasts foi revisada para embasar o desenvolvimento do template. RESULTADOS: Os podcasts analisados mostraram-se eficazes para promover a atualização contínua de professores, oferecendo conteúdo relevante e flexível que pode ser consumido a qualquer momento. O template desenvolvido foi estruturado para facilitar a criação de episódios com temas pedagógicos, interatividade com o público e recursos sonoros que tornam o conteúdo mais engajador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conclui que os podcasts são uma ferramenta promissora para o desenvolvimento profissional docente, especialmente por sua acessibilidade e flexibilidade. O template proposto oferece uma base sólida para a produção de conteúdos educacionais em formato de podcast, contribuindo para a melhoria da prática pedagógica no ensino superior. O podcast poderá será integrado ao Portal Observa, com vistas a ampliar o compartilhamento de ideias e práticas educacionais entre docentes do ensino superior.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação; Podcast; Lifelog learning; Radiojornalismo;

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.