SMART GREEN CITIES, ECONOMIA CIRCULAR E O AMBIENTE CONSTRUÍDO: ESTUDOS DE CASO

TAVARES, Luís Augusto Moraes ¹; LEITAO, Sylvia Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O estudo “Smart Green Cities, Economia Circular e o Ambiente Construído: Estudos de Caso” OBJETIVOS: busca compreender o conjunto do ambiente construído, a economia circular e as cidades inteligentes se comportam quando observadas em coexistência, visando a expansão dos meios e métodos para se atingir a sustentabilidade urbana; o projeto visa compreender, analisar os desafios, oportunidades e modos a qual a economia circular e a sustentabilidade se apresentam. MATERIAIS E MÉTODO: Como procedimentos metodológicos, se iniciou com a identificação bases teóricas, permitindo análise comparativa dos critérios em cada estudo de caso. Para tal, fora realizado um conjunto de abordagens as quais incluem revisão bibliográfica, revisão bibliométrica, a seleção de cidades, permitindo-se assim os estudos dos devidos casos, adjunto da comparação dos resultados obtidos das cidades de São Paulo, Los Angeles, Copenhagen e Milão. RESULTADOS: Entre os resultados obtidos estão a noção dos campos conceituais e suas relações, sendo elas o Impacto Social e Financeiro, abordando modificações em legislações e processos em prol da população, a Geração de Mercados e Tecnologias Sustentáveis, como o cultivo e comercialização adequados de comida em zonas próprias e seguras, a Mitigação dos Efeitos Climáticos Ativos, com meios verdes e sustentáveis processualmente para tal, a Escalabilidade e Replicabilidade, visando a capacidade adaptativa dos projetos para cada caso além da Conversão e Reuso de Matrizes e Produtos, visando adaptar e reprojetar as estruturas e relações já pré existente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As abordagens características de cada campo permitem a compreensão sobre as dinâmicas entre o ambiente, meios, abordagens e as comunidades, e como o mesmo molda as necessidades para se atingir os aspectos de circularidade e sustentabilidade. De modo conclusivo, o estudo colabora com a formulação de aspectos e a compreensão das dinâmicas entre os níveis tróficos do ambiente urbano artificial.

PALAVRAS-CHAVE: Cidades Inteligentes; Ambiente Construído; Desenvolvimento Sustentável; Economia Circular; Ecossistemas Urbanos.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.