SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS HÍBRIDOS DEPOSITADOS EM LIGAS DE TITÂNIO

CARONE, Felipe Costa Damasio ¹; PEREIRA, Bruno Leandro ³; JUNIOR, Paulo Cesar Soares ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Implantes de titânio são amplamente utilizados na medicina devido à sua excelente biocompatibilidade, resistência à corrosão e propriedades mecânicas favoráveis. No entanto, desafios como a osseointegração e a prevenção de infecções persistem. Uma abordagem para aprimorar esses fatores envolve a técnica da Oxidação Eletrolítica a Plasma (PEO), que induz a formação de camadas de óxido na superfície do titânio, melhorando assim suas propriedades. Além disso, a utilização de revestimentos híbridos multifuncionais também pode ser benéfica, sendo combinada com o PEO e com nanopartículas, proporcionando propriedades bioativas e bactericidas. OBJETIVOS: este trabalho aborda o desenvolvimento de revestimentos híbridos multifuncionais para implantes metálicos de ligas de titânio, com o objetivo de melhorar a osseointegração, a resistência à corrosão e as propriedades bactericidas. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto utiliza a técnica da PEO para produzir camadas de óxido nas ligas de titânio, seguida pela deposição de um filme polimérico de policaprolactona (PCL) contendo nanopartículas (NP) de prata. As avaliações e caracterizações incluem a resistência ao desgaste, à corrosão, a aderência, bem como a caracterização microestrutural e morfológica através de técnicas como microscopia eletrônica de varredura e difração de raios-x. RESULTADOS: A técnica de Oxidação Eletrolítica a Plasma (PEO) foi eficaz na formação de camadas de óxido nas superfícies de titânio, servindo como base para a deposição do filme polimérico de policaprolactona (PCL). A análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) mostrou que as amostras tratadas apenas com PEO apresentaram uma morfologia mais porosa, enquanto as amostras revestidas com PCL apresentaram poros preenchidos, resultando em uma superfície mais homogênea e resistente ao desgaste. Houve melhoria na resistência à corrosão das amostras tratadas com PEO e PEO + PCL, CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho demonstra a viabilidade do uso combinado de PEO e nanopartículas em revestimentos híbridos poliméricos, proporcionando avanços significativos na área de implantes biomédicos.

PALAVRAS-CHAVE: Implantes; Titânio; Revestimentos híbridos; Oxidação Eletrolítica a Plasma (PEO); Nanopartículas (NP).

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.