USO DE IMPRESSÃO 3D NA PRODUÇÃO DE PRÓTESES DE BAIXO CUSTO PARA CRANIOPLASTIA NO SUS

BATISTA, Thais Yumi Kobayashi ¹; ANTONUCCI, Adriano Torres ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A cranioplastia é um procedimento cirúrgico fundamental que visa corrigir falhas no crânio. Essas falhas podem variar significativamente em forma e tamanho, dependendo do local e da causa primária do defeito. A necessidade de realizar uma cranioplastia surge após a resolução da patologia primária, que pode ser um tumor, um trauma cranioencefálico ou uma anomalia congênita. Essas condições deixam uma falha óssea que precisa ser reparada para garantir a proteção do cérebro, além de restaurar a aparência estética do paciente. OBJETIVOS: O objetivo deste projeto é desenvolver uma técnica capaz de criar próteses para cranioplastia que seja financeiramente viável e tenha a possibilidade de serreproduzida no Sistema Único de Saúde (SUS). MATERIAIS E MÉTODO: O projeto, identificado pelo CAAE 68888623.1.0000.0020, foi submetido ao Comitê de Ética para avaliação. Após a revisão e a submissão dos documentos faltantes, o projeto recebeu aprovação. Apos tomografia do paciente foi utilizada para produção de arquivo Dicom convertido em STL para manipulação e confecção da falha ossea. Foi utilizado o programa Meshmixer para esculpir a falha e apos impressão 3D em material ABS que serviu de forma para confeccionar a prótese durante o procedimento cirurgico. Mterial utilizado para fazer a prótese foi o PMMA ( Polimetilmetacrilato). RESULTADOS: O método desenvolvido por nos se mostrou efetivo e cumpriu com o objetivo de confeccionar a prótese para o paciente. A análise financeira revelou que o custo total de produção das próteses, incluindo plástico ABS, cimento ósseo (PMMA e diluente), cera de osso e esterilização, foi significativamente menor em comparação com outros métodos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da importância da cranioplastia, das dificuldades enfrentadas com métodos tradicionais e da necessidade de alternativas mais acessíveis e eficientes, o presente trabalho abordou a inovação no processo de fabricação de próteses cranianas personalizadas utilizando a tecnologia de impressão 3D, destacando a significativa redução de custos.

PALAVRAS-CHAVE: Impressão Tridimensional; Cranioplastia; Neurocirurgia; Próteses e Implantes.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI.