AVALIAÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO DO CONDENSADO DO EXALADO RESPIRATÓRIO DE EQUINOS NAS COLETAS INTERDIA E INTRADIA

RODAK, Ana Carolina ¹; SANTI, Thasla De Freitas ³; BARBOSA, Bianca ³; NOGARA, Maria Fernanda ³; VALENTE, Maria Luiza ³; JUNIOR, Pedro Vicente Michelotto ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O condensado do exalado respiratório (CER) é uma técnica de diagnóstico para doenças respiratórias de forma não invasiva e sem a necessidade de sedação. É possível diagnosticar e estagiar afecções respiratórias através da análise de biomarcadores das amostras de CER, como peróxido de hidrogênio (H2O2), pH e leucotrieno B4 (LTB4), já que se tratam de gotículas provenientes das vias aéreas. OBJETIVOS: Avaliar a variabilidade nas amostras do CER de cavalos utilizando coletor específico para a espécie, a partir da análise do H2O2, em coletas realizadas intradia e interdia, como também a correlação deste biomarcador com fatores climáticos, como a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizadas 11 éguas do plantel didático da PUCPR, para a realização das coletas do CER, após passarem por uma avaliação quanto ao seu estado de saúde respiratória. As coletas foram realizadas, através de um equipamento desenvolvido pelo grupo de pesquisa.Realizou-se as coletas intradia, três vezes no mesmo dia, e interdia, em três dias consecutivos no mesmo horário. Após a obtenção das amostras, o H2O2 foi mensurado. Posteriormente, as análises estatísticas foram realizadas. RESULTADOS: Apesar do número de perdas amostrais, por volume insuficiente para análise laboratorial, foi possível observar que as concentrações de H2O2 obtidas não variaram entre os momentos.Quanto a correlação com fatores climáticos, somente em um momento o H2O2 correlacionou positivamente (forte) com a umidade. Não houveram demais correlações entre os fatores analisados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível constatar que independente do horário da coleta, os resultados não variaram, se tratando da análise do H2O2. Assim, é possível afirmar que a coleta pode ser realizada em qualquer momento do dia, não sofrendo influência nos resultados de acordo com as influências externas que foram averiguadas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Exalado respiratório; 2. Peróxido de hidrogênio; 3. Equinos; 4. Afecções respiratórias; 5 Coletor portátil.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.