SMART GREEN CITIES, ECONOMIA CIRCULAR E A MOBILIDADE URBANA: ESTUDOS DE CASO

MOSCHIONI, Julia Antosz ¹; LEITAO, Sylvia Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A evolução das cidades e do conceito de Smart Cities mudaram muito com o passar dos anos, impulsionados pelas inovações tecnológicas, pelas demandas ambientais e pela globalização da economia. Atualmente, muitas das cidades inteligentes utilizam tecnologias e processos voltados à mobilidade urbana, por meio da integração entre as TICs e as estratégias circulares – abordagens que têm como objetivo enfrentar desafios de mobilidade e sustentabilidade, bem como de aprimorar a qualidade de vida urbana. OBJETIVOS: Diante disso, essa pesquisa objetiva avaliar os desafios e as oportunidades da economia circular para a mobilidade sustentável nas Smart Green Cities, com o propósito de comparar e avaliar suas boas práticas visando a formulação de cenários futuros para as cidades contemporâneas. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi dividida em quatro fases: revisão de literatura e fundamentação teórica conceitual, seleção de estudos de casos relevantes, análise e avaliação comparativa entre os casos das cidades de Copenhagen, Dundee e Los Angeles e a construção de possíveis cenários futuros, especialmente para a cidade de Curitiba. RESULTADOS: . Como resultado, a pesquisa revelou lições importantes sobre mobilidade urbana sustentável: Copenhague é eficiente por integrar o uso de bicicletas e as caminhadas; Dundee avança na mobilidade ativa e planos de descarbonização; Los Angeles enfrenta os desafios de sua dependência de veículos por meio do uso de veículos elétricos e da micromobilidade. Palavras-chave: Smart Green Cities; Cidades Inteligentes; Mobilidade Urbana Sustentável; Economia Circular. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para Curitiba, aprender com esses casos implica em melhorar a integração dos transportes, investir em infraestrutura sustentável e adotar inovações tecnológicas. Cada cidade enfrenta desafios únicos, mas todas estão em busca de promover uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável, visando melhorar a qualidade de vida no meio urbano e mitigar os impactos ambientais.

PALAVRAS-CHAVE: Smart Green Cities; Economia Circular; Mobilidade Urbana; Mudanças Climáticas; Eficiência Energética.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.