DESENVOLVIMENTO DE CONTROLADOR MIDI PARA INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS DE SOPRO NA REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA

REIS, Stephany Almeida Rodrigues ¹; GONÇALVES, Camila Siqueira Gouvêa Acosta ³; SANTOS, Rafael Felipe Fernandes Dos ³; NOHAMA, Percy ²
Curso do(a) Estudante: {“@Odata.Type”:”#Microsoft.Azure.Connectors.Sharepoint.Splistexpandedreference”,”Id”:39,”Value”:”Engenharia Biomédica”} – {“@odata.type”:”#Microsoft.Azure.Connectors.SharePoint.SPListExpandedReference”,”Id”:5,”Value”:”Escola Politécnica”} – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) necessitam de tratamento por toda a vida, envolvendo medicamentos e fisioterapia respiratória. Há pesquisas que comprovam efeito estatisticamente significativo no uso da Musicoterapia com pessoas com DPOC. OBJETIVOS: O projeto teve como objetivo desenvolver uma ocarina eletrônica para a reabilitação de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A escolha da ocarina como o primeiro protótipo baseou-se na simplicidade e eficácia potencial do instrumento. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa começou com uma revisão literária abrangente sobre DPOC, tecnologias de programação adequadas e referências de instrumentos de sopro utilizados em fisioterapia. Para a construção do hardware, foram exploradas diversas opções de sensores. O sensor infravermelho CNY40 foi escolhido pela sua alta sensibilidade, podendo detectar o sopro instantaneamente, enquanto o sensor de pressão MPS20N004D, com conversor (0-40 kPa), foi selecionado para monitorar a pressão e o fluxo do ar. A modelagem 3D da estrutura da ocarina foi realizada utilizando o software Solidworks, e diversos protótipos foram impressos em 3D para testes e ajustes. A programação para conexão dos sensores foi feita utilizando o Arduino IDE e bibliotecas na linguagem C. Após a montagem da ocarina, um software protótipo foi desenvolvido em Python com a interface gráfica Pygame, permitindo tocar músicas e avaliar a funcionalidade do instrumento eletrônico. RESULTADOS: O design final do software para fisioterapia foi criado no Figma, incorporando elementos de gamificação para aumentar a motivação dos pacientes. O sistema foi projetado para incluir diferentes níveis de dificuldade, feedback em tempo real e uma interface intuitiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto traz uma abordagem inovadora ao combinar tecnologia e musicoterapia para oferecer uma nova solução na fisioterapia pulmonar. O próximo passo envolve a validação clínica do sistema para confirmar sua eficácia e otimizar seu design e funcionalidades.

PALAVRAS-CHAVE: Ocarina; Instrumento eletrônico; Musicoterapia; DPOC; Fisioterapia Pulmonar.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBITI.