APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE MENSURAÇÃO DA QUANTIDADE DE NICOTINA NO E-LÍQUIDO

SOUZA, Ruan Matheus Gallo De ¹; ANTONUCCI, Adriano Torres ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A dependência do tabaco é prevalente entre pessoas com distúrbios mentais, requerendo tratamento médico com reposição de nicotina, bupropiona e vareniclina. O vício envolve adaptações em neurocircuitos nos quais a dopamina desempenha papel crucial, sendo liberada no núcleo accumbens gerando sensação de prazer, efeito da ativação do sistema de recompensa. A nicotina, substância ativa do cigarro e dispositivos vaping, se liga a receptores colinérgicos nicotínicos, liberando neurotransmissores dos circuitos de recompensa, estimulando o vício. Além da nicotina, os dispositivos vaping possuem agentes aromatizantes e outros compostos não-nicotínicos, podendo causar irritação das vias aéreas, resposta inflamatória exacerbada, aumento do risco cardiovascular e de doenças pulmonares. A crescente adoção de cigarros eletrônicos entre jovens, sem fiscalização adequada no Brasil, por esse motivo, é preocupante. Nesse trabalho buscamos dosar a nicotina presente nos dispositivos eletrônicos de fumar que chegam aos consumidores, secundariamente os potenciais riscos à saúde relacionados à quantidade de nicotina descoberta, e se necessário modificar o método de medição para investigações posteriores. Para isso foram utilizados PODs coletados de descartes públicos e sua essência residual. A técnica de mensuração de nicotina realizada mostrou-se válida. concluímos que por se tratar de dispositivos com venda não regulamentada e fabricação não fiscalizada no Brasil, os cigarros eletrônicos possuem quantidades de nicotina elevadas, levando a maior potencial aditivo e maiores riscos à saúde. OBJETIVOS: O objetivo principal desse trabalho é mensurar a quantidade de nicotina presentes nos produtos (e-líquidos) que são comercializados e chegam aos consumidores, validando a adaptação da técnica proposta por Gholap et al. 2020 a fim de assegurar que o método seja eficaz e confiável para futuras análises. MATERIAIS E MÉTODO: Os materiais utilizados foram: propilenoglicol, glicerina, solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1M, solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1M, DEFs do tipo POD contendo essência residual, pHmetro, balança de precisão, pipetas e béqueres. RESULTADOS: A metodologia de mensuração da quantidade de nicotina nos DEFs mostrou-se, portanto, ser uma técnica eficaz, rápida e de baixo custo. Os valores de concentração de nicotina encontrados pela análise também revelaram ser altos, visto que, por exemplo, a quantidade de nicotina permitida no Brasil por cigarro branco é de 1 mg. Contudo, a quantidade de nicotina por dispositivo, apesar de alta, está de acordo com os valores anunciados no mercado, que variam de 20 a 50 mg por dispositivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo atingiu com êxito seus objetivos de mensuração da nicotina em cigarros eletrônicos, validação da técnica de mensuração adaptada e identificação dos riscos à saúde associados a esses dispositivos. A técnica de mensuração adaptada, proposta por Gholap et al., (2020), revelou-se eficaz, rápida e de baixo custo, comprovando sua robustez sem a necessidade de ajustes adicionais. A análise demonstrou que todos os cigarros eletrônicos do tipo POD analisados continham concentrações de nicotina elevadas, mas dentro dos valores médios anunciados no mercado, que variam de 20 a 50 mg por dispositivo.O elevado teor de nicotina destaca a séria preocupação com os potenciais malefícios à saúde dos usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Sistemas Eletrônicos de Liberação de Nicotina ; Nicotina; Vaping ; Titulometria;

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.