PRECISAMOS FALAR SOBRE MENSTRUAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA ACESSÍVEL PARA ADOLESCENTES

ALVES, Nicole Lopes ¹; MODESTO, Ana Paula ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Apesar de a menstruação ser um fenômeno fisiológico, existem diversos mitos e tabus que envolvem essa temática na visão da sociedade, o que é bastante prejudicial para a parcela da população que menstrua, pois dificulta a aquisição de informações adequadas sobre o assunto e prejudica o cuidado com o corpo durante o período menstrual OBJETIVOS: Trata-se de um estudo, desenvolvimento e validação de métodos para capacitar crianças e adolescentes do sexo feminino acerca dos conhecimentos sobre a menstruação. MATERIAIS E MÉTODO: . Trata-se de um estudo metodológico, pois envolve a criação e validação de jogos utilizando cartões de ensino especialmente desenvolvidos para essa finalidade. Foi construido um jogo de cartas com informações de ciclo menstrual, de maneiras de lidar com diversas situações e de formas de auxiliar as meninas a compreenderem melhor seus corpos. O jogo foi divido em dois baralhos, o primeiro destinado aos alunos/jogadores e o segundo destinado ao professor, que contém informações mais detalhadas. RESULTADOS: O jogo passou pela validação de 42 professores e profissionais capacitados obtendo uma média superior aos 80% de aprovação. Os resultados indicaram uma média do System Usability Score de 89,1%, indicando uma excelente avaliação de performance e usabilidade pela equipe de validação. Com esta avaliação, os avaliadores consideram o jogo muito fácil de usar, eficiente e satisfatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação do ensino por meio de cards sobre menstruação nas instituições de ensino é necessária e importante para o aprendizado da sociedade como um todo, pois as crianças serão capazes de fazer uso do que aprenderam por meio do jogo e isso pode ser dito como um ganho futuramente, já que as próximas gerações terão uma base melhor de conhecimento através de seus pais.

PALAVRAS-CHAVE: Menstruação; Educação em Saúde; Adolescência; Jogos

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.