ALGORITMOS INTELIGENTES PARA A AVALIAÇÃO ONLINE DO DESEMPENHO EM LOGÍSTICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

NASIMOTO, Maria Eduarda Pancera ¹; GARCIA, Deborah Gabriela Sarria ³; DESCHAMPS, Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A revolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental na evolução dos setores industriais, e a área de logística não é uma exceção. O conceito de Logística 4.0, que representa a integração estratégica de tecnologias avançadas, surge como uma resposta às complexidades do mercado globalizado e às crescentes expectativas dos consumidores. A transformação digital na logística visa otimizar a eficiência operacional, melhorar a responsividade e promover a sustentabilidade, enfrentando os desafios impostos pelas práticas logísticas tradicionais baseadas em processos manuais e sistemas desconectados. Objetivos. Identificar e analisar o uso de tecnologias emergentes e seu papel no processo de transição para a Logística 4.0 e a Cadeia de Suprimentos 4.0, com foco na melhoria da eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade das operações logísticas. OBJETIVOS: Identificar e analisar o uso de tecnologias emergentes e seu papel no processo de transição para a Logística 4.0 e a Cadeia de Suprimentos 4.0, com foco na melhoria da eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade das operações logísticas. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo adotou uma abordagem quantitativa baseada em uma revisão sistemática da literatura. Os métodos ProKnow-C e PRISMA foram utilizados para organizar, sintetizar e analisar o conteúdo científico relevante. O recorte temporal abrangeu artigos publicados de 2019 até 2024, utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science. Os descritores utilizados foram ‘Cadeia de Suprimentos 4.0’ e ‘Logística 4.0’. Foram aplicados critérios rigorosos de inclusão e exclusão para selecionar artigos que abordassem especificamente os conceitos de Logística 4.0 e Cadeia de Suprimentos 4.0, resultando em um portfólio final de 30 artigos para análise aprofundada. RESULTADOS: Os resultados indicam um cenário promissor para a adoção da Logística 4.0, destacando a integração de tecnologias como IoT, IA, Big Data, Blockchain e Cloud Computing. A revisão sistemática da literatura permitiu a seleção de 30 artigos relevantes através do método ProKnow-C. Essas tecnologias foram identificadas como fundamentais para a Logística 4.0, oferecendo melhorias significativas na eficiência operacional e responsividade. A análise das aplicações práticas revelou que setores como saúde, indústria e educação já estão se beneficiando dessas tecnologias, demonstrando sua versatilidade. No entanto, desafios como segurança de dados, necessidade de infraestrutura adequada e capacitação da força de trabalho foram identificados como principais obstáculos à implementação bem-sucedida da Logística 4.0. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Logística 4.0 possui um enorme potencial para transformar a gestão da cadeia de suprimentos, mas a transição para esse novo paradigma requer uma abordagem estratégica cuidadosa. As empresas devem considerar a adoção gradual das tecnologias da Logística 4.0, começando por áreas de maior retorno sobre o investimento e desenvolvendo políticas robustas de segurança de dados. Além disso, é crucial investir em capacitação contínua da força de trabalho e na atualização da infraestrutura tecnológica. Futuros trabalhos podem focar na redução dos custos de implementação, estratégias de capacitação da força de trabalho e integração das tecnologias com práticas de sustentabilidade, como a Gestão de Cadeia de Suprimentos Verde (GSCM), para maximizar os benefícios da Logística 4.0 e garantir sua viabilidade a longo prazo.

PALAVRAS-CHAVE: Logística 4.0; Internet das Coisas (IoT); Big Data Analytics; Inteligência Artificial (IA); Blockchain

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.