DESENVOLVIMENTO DE 2ª VERSÃO DE APLICATIVO PARA TRATAMENTO SELETIVO DIRECIONADO (TSD) POR MEIO DE ANÁLISE DE INTERFACE E FUNCIONALIDADE

WIELEWSKI, Luiza Nakamura Soares ¹; CONSONI, Julia Canha ³; PFEIFER, Maria Fernanda ³; FRANÇA, Bruna Francine ³; DIAS, Fernando Henrique Pereira ³; WEBER, Saulo Henrique ³; SOTOMAIOR, Cristina Santos ²
Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Na produção animal, o uso de novas tecnologias tem proporcionado avanços significativos, especialmente porque permite um manejo mais preciso e individualizado dos animais. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo para criar uma segunda versão do software Sistema de pesagem, que é uma ferramenta para o controle da verminose em pequenos ruminantes e utiliza o tratamento seletivo direcionado (TSD) para isso. O TSD baseia-se na avaliação individual de cada animal, utilizando critérios como o método FAMACHA e o escore de condição corporal. MATERIAIS E MÉTODO: Para aprimorar o programa, foram coletadas opiniões de futuros usuários após utilizarem o software de modo guiado. Posteriormente, essas respostas foram analisadas de maneira qualitativa para identificar e corrigir possíveis problemas, otimizando a usabilidade do programa. RESULTADOS: Quarente e dois estudantes e professores de Medicina Veterinária e Biotecnologia da PUCPR responderam ao questionário, com perguntas fechadas e abertas, sobre a usabilidade e a interface do software, utilizando o Sistema de Pesagem 1.0. A análise se concentrou em aspectos de funcionalidade e aparência do aplicativo. Os resultados indicaram que, embora a aparência geral do sistema tenha sido bem avaliada, 87% dos usuários classificaram como excelente ou boa, foram sugeridas melhorias nas questões descritivas, principalmente relacionadas à interface e à organização dos campos. Entre os pontos negativos estão: o tamanho da fonte com 28% dos participantes achando-a ruim ou péssima; a disposição dos botões e campos tendo 96,4% de reprovação, sendo as piores as abas de inclusão de animais e de pesagens; adicionar nomes aos ícones já existentes, sugestão de 4 voluntários; e melhorar o design dos botões, sugerido por 8 pessoas, sendo os botões de incluir e alterar os menos intuitivos. Já os pontos positivos foram: a velocidade e a simplicidade das ferramentas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com os resultados obtidos foi possível criar uma segunda versão mais amigável e que atenda às necessidades dos usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Verminose; TSD; Experiência do usuário.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.