PRODUÇÃO INDOOR DE FRUTEIRAS DE CLIMA TROPICAL

OLIVEIRA, Gisiele Aparecida Silva ¹; CARDOSO, Vinícius ³; CARVALHO, Ruy Inacio Neiva De ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A produção brasileira de frutas destaca-se no cenário mundial, contudo as expectativas de variações térmicas e pluviométricas nas principais regiões produtoras, apontam a necessidade de estudos sobre a produção de fruteiras tropicais no sistema indoor. Além da proteção contra as intempéries climáticas, o sistema protegido reduz a demanda hídrica, com a redução da evapotranspiração e do vento, e proporciona maior isolamento de patógenos, tudo isso resulta em melhor qualidade comercial, disponibilidade de frutos em diferentes épocas do ano e possível aumento da produtividade. OBJETIVOS: O objetivo deste segundo ano de pesquisa é dar continuidade a implantação de um sistema de produção de frutas de clima tropical no sistema indoor por meio da criação e adaptação de materiais e processos para o cultivo de fruteiras em ambiente protegido de forma a modificar a distribuição das raízes das plantas. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia seguida é a pesquisa exploratória para avaliar como se comportam as plantas de abacaxizeiro, bananeira, mamoeiro e maracujazeiro de diferentes cultivares, quando tem as raízes confinadas em vasos com distintos obstáculos em Ethylene Vinil Acetate (EVA), denominados meia-lua, disco e tobogã, colocados no substrato com o propósito de alterar a distribuição das mesmas. Após a implantação das espécies, os vasos foram dispostos dentro da estufa com irrigação por gotejamento e com fertilização feita mensalmente. Também foi utilizado em alguns vasos o fertilizante Transformer Ultra da empresa parceira Rovensa Next (Oro Agri-Brasil), com o intuito de testar o produto como condicionador de solo. RESULTADOS: Foram realizados alguns tratos culturais ao longo do processo, como a retirada das folhas senescentes em todas as espécies, a poda e a condução em espiral dos maracujazeiros, a polinização manual das flores dos maracujazeiros, a reposição do substrato e da palhada e a retirada dos mamoeiros dos vasos para quantificação dos resultados. Todas as espécies e cultivares mostraram-se adaptadas ao sistema indoor, passando pelos estádios vegetativos e algumas chegando ao estágio reprodutivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim sendo, concluiu-se que a implantação do sistema indoor tem se mostrado viável, constituindo uma nova forma de produção de frutas, que deverá proporcionar elevadas produtividades.

PALAVRAS-CHAVE: Fruticultura em ambiente protegido; Fruticultura em vasos; Produção indoor; Fruticultura tropical.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBITI.