PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE NEOSPOROSE (NEOSPORA CANINUM), EM SISTEMA DE ORDENHA ROBOTIZADA DA FAZENDA EXPERIMENTAL GRALHA AZUL, DA PUCPR: ACOMPANHAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES BÁSICAS

LOURENÇO, Mauricio De Freitas ¹; MACHADO, Claudiane Magalhães ³; LIMA, Roxeli Opazo De ³; OSTRENSKY, Andre ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Dr. Décio Dossi
Supervisor(a): Marcelo Felix Pereira
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As doenças infecciosas reprodutivas representam um desafio para a produção de rebanhos leiteiros, com a Neosporose sendo uma das principais responsáveis por abortos em bovinos. O Neospora caninum, um protozoário cujo hospedeiro definitivo são os canídeos, tem sido identificado como um agente causador significativo de abortos. OBJETIVOS: Este estudo busca avaliar a incidência de neospora caninum no rebanho estudado, a fim de avaliar se animais mantidos em sistema de ordenha robotizada tem seu desempenho reprodutivo e de produção afetados pela presença do agente. MATERIAIS E MÉTODO: Foram colhidas amostras de sangue para sorologia de novilhas e vacas da Leiteria, para diagnóstico da neosporose, por meio do teste de Elisa. Animais com histórico de problemas reprodutivos e alguns aleatoriamente foram escolhidos. No mesmo período, foram coletados dados de desempenho produtivo e reprodutivo, junto ao sistema de gerenciamento do rebanho, para avaliação de possível efeito da soropostividade. RESULTADOS: Ao todo, 45 animais testados, 7 apresentaram resultados positivos, portanto com prevalência de 15,6% dos animais amostrados. Não houve diferença estatística significativa para nenhum dos parâmetros avaliados (produção de leite, dias de gestação, dias desde a última inseminação artificial, dias abertos, número de inseminações, último intervalo de parto e idade ao primeiro parto), exceto para dias em lactação, com menor valor para o grupo positivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se comprovar a incidência de animais contaminados por N. caninum na FEGA, porém quando analisado o desempenho reprodutivo e de produção, não é possível comprovar efeito negativo sobre o sistema de ordenha robotizado. Medidas de controle e prevenção são indicadas.

PALAVRAS-CHAVE: Neospora; Reprodução; Sistema de Ordenha Robotizada; ELISA; Aborto.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.